Avatar do usuário
Por frxnsv
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#98034
A constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo (5.º) o direito à igualdade de gênero como inerente a todo cidadão brasileiro. No entanto, tal promulgativo não tem se reverberado com ênfase, na prática, quando se observa a violência contra a mulher, dificultando, deste modo, a universalização desse direito tão importante. Em vista dessa perspectiva, face imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Em princípio, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a violência contra a mulher. Nesse sentido, em eu sou Malala, Christina Lamb conta a história de uma paquistanesa que quase pagou com a própria vida ao enfrentar o Talibã para garantir o direito e o acesso das mulheres à educação. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke com figura se como uma violação do "contrato social", já que o estado não cumpre sua função de garantir ir que os cidadãos desfrutem dos direitos indispensáveis como a igualdade de gênero, o que infelizmente é evidente ao país.
Ademais é fundamental apontar o número de assassinatos que ocorreram entre os anos 1980 a 2014 chegando num percentual de mais de 94 mil mulheres no Brasil. Segundo a secretaria de políticas para as mulheres, o percentual de violência psicológica contra mulher corresponde a mais de 30% no balanço de 2014. Diante de tal exposto à música Maria da Vila Matilde, de Elza Soares ao referir-se a "Lei Maria da Penha", evidencia a violência doméstica sofrida por muitas mulheres e a importância da denúncia para a devida punição dos agressores.
Depende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o governo, por intermédio de campanhas e melhores investimentos à segurança, de modo a interessar-se em apoiar as mulheres brasileiras. Assim, se consolida uma sociedade mais justa e igualitária, onde o estado desempenha corretamente seu "contrato social", tal como afirma John Locke.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear

No livro “feios” lançado no ano de 2005, retrata o[…]

Na canção "asa branca"de Luiz Gonzaga, é[…]

Devido ao contexto de formação histórica do Brasil[…]

A série "Uma advogada Extraordinária" na[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.