Por vcsmedeiros
Tempo de Registro Quantidade de postagens
A Lei Maria da Penha, contida no Código Penal Brasileiro, estabelece uma série de normas que almejam garantir segurança social e jurídica às mulheres. Apesar disso, dados fornecidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) mostram crescimento nos casos de violência de gênero, o que evidencia a persistência desse problema no Brasil. Isto posto, é necessário compreender como a inoperância governamental agrava essa situação e, por conseguinte, a perpetua.

Em primeiro plano, destaca-se a inércia estatal em relação ao problema. A Constituição Federal de 1988 - norma jurídica de maior hierarquia do país -, impõe ao Estado o papel de garantir o cumprimento das leis, bem como o de fornecer a infraestrutura necessária para a segurança pública. Não obstante, as informações publicadas pela CNJ mostram insuficiência do governo brasileiro nessa empreitada, uma vez que evidenciam piora da situação geral. Diante disso, é necessária uma nova postura com relação ao problema.

Em segundo plano, observa-se que as condições descritas favorecem a persistência do problema. Essa perspectiva é reforçada pela noção de banalização do mal, proposta pela filósofa Hannah Arendt, a qual afirma que a sociedade tende a aceitar a existência das diversas formas de violência quando estas são sistemáticas e contínuas. Isso é percebido pelos dados do Mapa da Violência, que denunciam o crescimento no índice de feminicídio nos últimos 30 anos. Assim, torna-se nítida a relação entre a inoperância estatal e a persistência da problemática.

Conclui-se, dessa forma, a necessidade de uma intervenção competente e eficaz. Para tanto, o Poder Legislativo - por ser responsável pela fiscalização do cumprimento das leis -, deve conduzir uma comissão parlamentar, através dos deputados estaduais e federais, a fim de investigar os entraves no cumprimento do Código Penal. Além disso, é necessário que a sociedade civil exija do Poder Executivo uma reforma na infraestrutura de segurança pública para aumentar o serviço de apoio às mulheres. Essas intervenções permitirão que os preceitos da Lei Maria da Penha sejam cumpridos na sociedade brasileira, dando fim à persistência da violência contra a mulher.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Por lucasabraao
Introdução: Gostei da intro, n achei nenhum erro.

Desenvolvimento 1: Qual o problema? Toda vez que vc for fazer um tópico frasal é necessário reapresentar o tema junto com o problema. "país" é com letra maiuscula pq vc vai estar se referindo ao Brasil. Uso do travessão(-) errado em "País-,".

Desenvolvimento 2: Os conectivos como, por exemplo: A priori, em primeiro plano, primeiramente, em primeira análise e em segundo plano não são mais considerados como conectivos(manual do corretor de 2020). Uma coisa que eu percebi em ambos os parágrafos, foi q faltou vc explorar mais os seus argumentos.

Conclusão: Uso do travessão errado em "das leis -,".

Sinceramente, eu gostei muito da sua redação.
Tenho um drive de estudos, caso vc queira participar, mande msg nesse email: [email protected]
0
Por vcsmedeiros
Primeiramente, agradeço pela correção e pela disposição em detalhá-la.
lucasabraao escreveu:Introdução: Gostei da intro, n achei nenhum erro.

Desenvolvimento 1: Qual o problema? Toda vez que vc for fazer um tópico frasal é necessário reapresentar o tema junto com o problema (obrigado por pontuar isso, agora que li a redação novamente, percebo a mesma coisa). "país" é com letra maiúscula pq vc vai estar se referindo ao Brasil. Uso do travessão(-) errado em "País-,". (Acho que o problema nesse caso não foi nem o travessão, e sim a vírgula, que era desnecessária, né?)

Desenvolvimento 2: Os conectivos como, por exemplo: A priori, em primeiro plano, primeiramente, em primeira análise e em segundo plano não são mais considerados como conectivos(manual do corretor de 2020 - muito obrigado pela observação, não sabia). Uma coisa que eu percebi em ambos os parágrafos, foi q faltou vc explorar mais os seus argumentos (percebo que isso é um problema em todos os meus textos, como você acha que eu poderia fazer isso?).

Conclusão: Uso do travessão errado em "das leis -,".

Sinceramente, eu gostei muito da sua redação. (Muito obrigado, gostei muito da sua correção também, kkkk)
Tenho um drive de estudos, caso vc queira participar, mande msg nesse email: [email protected]

As regras ortográficas anteriormente vigentes recomendavam o uso de maiúsculas “nos nomes que designam altos conceitos políticos ou nacionalistas”. Com a revogação dessa regra pela entrada em vigor do novo acordo ortográfico, o uso da maiúscula se restringe aos nomes próprios, e devem escrever-se com inicial minúscula os substantivos comuns: “o governo”, “o país”, "o povo", "a nação", “a língua portuguesa”, etc. Ver, porém, as exceções "Estado" e "Federação" mencionadas acima.

Fonte: [url]http://funag.gov.br/manual/index.php?title=Mai%C3%BAsculas_e_min%C3%BAsculas#:~:text=Com%20a%20revoga%C3%A7%C3%A3o%20dessa%20regra,a%20l%C3%ADngua%20portuguesa%E2%80%9D%2C%20etc.[/url]
0
Por lucasabraao
@vcsmedeiros,
Sim kkkk, pq o travessão é tipo q uma vírgula, sabe?

No desenvolvimento, vc pode fazer o seguinte:
Eu gosto de fazer a redação em 5 períodos(Inicia com letra maiuscula e termina em ponto).
1° Período: Tópico frasal(introdução e reapresentação do tema junto com o problema);
2° Período: Citação sociocultural, seja ela filme, série, animação e etc;
3° Período: Relacionar a citação com o problema+e colocar o ponto crítico;
4° Período: Detalhamento ou mais uma citação comprovando o seu argumento;
5° Período: Conclusão do desenvolvimento.

Sim, letra minúscula para substantivos comuns, já no em substantivos próprios, tem q usar letra maiuscula. Elas se restringem a nomes próprios, então quando é se referindo ao Brasil, o certo é usar letra maiuscula, pq é tipo q um sinônimo, sabe?
0
Por vcsmedeiros
lucasabraao escreveu:Sim kkkk, pq o travessão é tipo q uma vírgula, sabe?
Pois é kkkk, eu vi um caso em que se usa assim, mas depende de um contexto geral, quando a vírgula já existiria e o travessão surge para dar a oração explicativa. Dá uma olhada depois: [url]http://www3.uol.com.br/qualidadeconteudo/portugues/existe-virgula-depois-do-travessao.jhtm[/url]
lucasabraao escreveu:Eu gosto de fazer a redação em 5 períodos(Inicia com letra maiuscula e termina em ponto).
1° Período: Tópico frasal(introdução e reapresentação do tema junto com o problema);
2° Período: Citação sociocultural, seja ela filme, série, animação e etc;
3° Período: Relacionar a citação com o problema+e colocar o ponto crítico;
4° Período: Detalhamento ou mais uma citação comprovando o seu argumento;
5° Período: Conclusão do desenvolvimento.
Obrigado, vou me esforçar para melhorar isso.
lucasabraao escreveu:Sim, letra minúscula para substantivos comuns, já no em substantivos próprios, tem q usar letra maiuscula. Elas se restringem a nomes próprios, então quando é se referindo ao Brasil, o certo é usar letra maiuscula, pq é tipo q um sinônimo, sabe?
Pelo que li no link que enviei, o uso da letra maiúscula nesse caso é dispensável, só para Estado e Federação que é obrigatório.
0
Por lucasabraao
@vcsmedeiros, Sim, eu ia corrigir agr pq eu já fiz isso na minha redação nt 1000(do cursinho).

Cara, é um trem complexo, pq eu aprendi com um professor q era para escrever "País" com letra maiúscula(professor com mestrado em letras), dps vem essa nova lei ortográfica...
Vou esperar ele me responder.
0
Por lucasabraao
País. Inicial maiúscula quando designar o Brasil e não houver determinativo: O País manda tropas para a África. Em minúsculas: nosso país, este país ou neste país (mesmo que se refira ao Brasil), o país (qualquer outro que não o Brasil), os países do Prata, etc.

@vcsmedeiros,
Amanhã, só p/ sanar minhas dúvidas, vou perguntar ao meus profs de português sobre isso.
0
Por lucasabraao
Fo@vcsmedeiros,
Foi mal eu q errei, meu prof explicou agr p/ mim.
Não é quando eu estiver se referindo ao Brasil, e sim, se n houver um determinativo.
Ou, quando eu puder substituir de forma direta pela palavra Brasil.
Entt, se eu estou substituindo "Brasil"(p/ n ficar repetindo palavras) por "País" o certo é maiúsculo.
O q eu errei foi em ter falado q era quando estava se referindo ao Brasil.
0
Por lucasabraao
E foi isso q ele me explicou(eu mandei o link do site).
0

No livro “feios” lançado no ano de 2005, retrata o[…]

Na canção "asa branca"de Luiz Gonzaga, é[…]

Devido ao contexto de formação histórica do Brasil[…]

A série "Uma advogada Extraordinária" na[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.