O trajeto de uma mulher ao seu trabalho é de extremo risco, estão com a maior probabilidade de serem assediadas, agredidas, estupradas, tantas possibilidades inesperadas. A dona de casa, é um dos casos que apresenta onde a violência é mais constante, limpa a casa, cuida dos filhos e caso seu parceiro retorne de seu trabalho, caso o almoço não estiver pronto, ela é agredida, humilhada.
Tendo em vista, que, no Brasil a cada segundo uma mulher é vitíma de feminicídio, pode ser feito um grande reajuste, com empatia e a motivação da sociedade, encorajando-las. A lei Maria da Penha já é aplicada, mas, muita das vezes não é efetuada, não da tempo de recorrer a polícia.
Portanto, é preciso que as pessoas que presenciam, o ato da agressão, denuncie, mulheres são impostas na sociedade como inferiores aos homens. Algumas delas, não tem coragem de fazer uma denúncia, mesmo anonimamente, pois, tendem a temer o que poderá acontecer no dia seguinte, conversem com as mulheres, se solidarizem, faça uma mulher feliz, ligue 190.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Na Competência 1, houve alguns erros de ortografia, como "violêcia", "obsecados" e "vitíma", além de problemas de concordância verbal ("muita das vezes não é efetuada"). Recomenda-se atenção à revisão do texto para evitar tais deslizes.
Na Competência 2, o autor compreendeu a proposta e abordou o tema da violência contra a mulher, porém poderia ter explorado mais conceitos e dados estatísticos para enriquecer a argumentação.
Em relação à Competência 3, o autor apresentou argumentos relevantes à discussão, porém poderia ter organizado melhor as ideias para fortalecer seu ponto de vista.
Na Competência 4, houve alguns problemas de coesão e coerência, como na frase "A lei Maria da Penha já é aplicada, mas, muita das vezes não é efetuada, não da tempo de recorrer a polícia.", que ficou confusa. Recomenda-se aprimorar o uso de conectivos e a estrutura das frases para tornar o texto mais fluído e claro.
Por fim, na Competência 5, a proposta de intervenção foi apresentada, porém faltou detalhar melhor os elementos. O autor poderia ter especificado melhor o agente (quem irá realizar a ação), a ação (o que será feito), o meio (como será feito) e a finalidade (qual o objetivo da ação). Sugere-se, por exemplo, especificar que a sociedade em geral (agente) deve denunciar casos de violência (ação), por meio de canais de denúncia como o 190 (meio), para proteger as mulheres e combater a violência de gênero (finalidade).