A lei Maria da Penha, sancionada em 2006, é um marco legal no combate a violência doméstica no Brasil, sendo resultado de anos de luta de ativistas pelos direitos das mulheres e de casos emblemáticos de violência. No entanto dada essa lei, o Brasil ainda sim sofre consequências graves a violência direcionada a mulheres. Nesse contexto o governo deveria impor leis que tornem a punição mais severa e eficaz, desencorajando esses agressores ao mostrar que ações agressivas terão consequências serias.
Além disso, governos estaduais e municipais deveriam criar centros de atendimento com equipes multidisciplinares, campanhas de conscientização nas mídias sociais e implementação de aulas que ensinem respeito e desigualdade de gênero desde a infância.
Em suma, ao abordar a questão da violência contra a mulher, como ressaltou a ex-presidente da Libérica, Ellen Johnson Sirleaf: "Todo ser humano tem o direito de viver em liberdade e segurança", nesse contexto ainda que por mais da existência dessas leis, nenhuma mulher estará cem porcento segura.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
O texto apresenta erros gramaticais, como "consequências serias" (sérias) e "a violência direcionada a mulheres" (às mulheres). A introdução não está clara; reescrevê-la pode ajudar, por exemplo, começando com "A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira é um desafio significativo que enfrentamos". Faltam conectivos em algumas transições entre ideias. Na proposta de intervenção, detalhar o agente ou meio enriqueceria a argumentação.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.