Diante desse cenário, é imprescindível analisar que a desigualdade de gênero contribui para perpetuação da violência contra a mulher na sociedade brasileira. Nessa perspectiva, a Constituição Federal de 1988, afirma no artigo 5° que todos são iguais perante a lei. No entanto, afirmação não é vivenciada na coletividade brasileira, pois o gênero feminino tem oportunidades limitadas.
Outrossim, pode-se apontar como empecilho à considilação para a violência contra a mulher é a cultura patriarcal, vista que é um sistema social que legítima a violência de gênero, normalizando comportamentos abusivos em relações de homens e mulheres. Essa fúria pode assumir diversas formas, tais como violência doméstica, assédio sexual, controle financeiro e entre outros fatores.
Sendo assim, é dever do estado proteger as mulheres da violência, tanto fisicamente quanto moral. Portanto, cabe o Poder Judiciário fazer valer leis já existentes, tornando mais rígidas e ágeis. Além disso, O Ministério das Comunicaçãoes deve atuar na execução de campanhas de conscientização contra a violência contra a mulher, implementada em meios de comunicação de grande abrangência, como televisivos e redes sociais. Com isso, o artigo 5° da Constituição Federal de 1988 será respeitada e vivenciada no território nacional.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Competência 1: Há erros gramaticais como "Socias" (sociais), "relaciona-se" (relaciona-se), "considilação" (naturalização), e "Comunicaçãoes" (Comunicações). Ao revisar o texto, esses erros podem ser corrigidos para melhorar o padrão gramatical.
Competência 2: O tema é abordado com clareza, relacionando a canção mencionada à violência contra a mulher e mencionando desigualdade de gênero e cultura patriarcal.
Competência 3: A argumentação está presente, mas poderia ser fortalecida com mais exemplos históricos ou dados.
Competência 4: A coesão geral do texto é boa, mas expressões como "a Constituição será respeitada" poderiam trazer transições mais naturais entre as ideias.
Competência 5: A proposta de intervenção possui todos os elementos, mas falta detalhes como prazos ou exemplos específicos de campanhas, para torná-la mais concreta.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.