Em primeiro lugar, é importante destacar que a violência contra a mulher no Brasil está relacionado ao feminicidio. Esse fator contribui para o aumento da taxa de mortes, comprometendo o bem-estar coletivo. Um exemplo disso pode se observar que 237 mil relatos de violência contra a mulher, de acordo com o conselho nacional de justiça, o que evidencia que a ausência de medidas eficazes tende a agravar o problema.
Além disso, os efeitos dessa questão refletem-se em mortes, filhos sem mães, entes de luto, embora existam leis e programas que busquem minimizar o problema, sua aplicação ainda é insuficiente, perpetuando desigualdades e dificultando o pleno exercício da cidadania. Desse modo, a ineficiência das políticas públicas reforça a necessidade de ações mais abrangentes e efetivas.
Portanto, é fundamental que o Estado, por meio do Ministério da Educação, em parceria com organizações não governamentais e a mídia, promova campanhas de conscientização e programas educativos voltados a resoluta do problema, a fim de minimizar ou resolver a violência contra mulheres. Dessa forma, será possível reduzir os impactos negativos do problema e favorecer a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Erros de norma-padrão: “violência contra á mulher” (corrigir para à mulher); uso inadequado de maiúsculas e nomes oficiais: “Conselho nacional de justiça” (CNJ) e ministérios com grafia correta; concordâncias e regência pouco precisas. Sugestão: “a violência contra a mulher persiste no Brasil, conectando-se ao feminicídio”; citar fontes completas (CNJ, IBGE). Coesão: conectivos presentes, porém repita a progressão lógica com ligações mais claras entre causas e consequências. Proposta de intervenção: manter agência (Estado, MEC, ONGs, mídia), ações (campanhas, educação), meios (parcerias, recursos) e finalidade (reduzir violência; garantir direitos). Ex.: “O Ministério da Educação, em parceria com ONGs e veículos de comunicação, deve promover campanhas escolares e comunitárias de prevenção e atendimento.”
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.