Avatar do usuário
Por ArqBecca
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#118941
O conceito "Cidadanias mutiladas", do geógrafo brasileiro Milton Santos, afirma que a democracia só é efetiva à medida que atinge a totalidade do corpo social, isto é, quando os direitos são desfrutados por todos os cidadãos. Sobre esse viés, ao analisar o atual cenário trabalhista nacional, percebe-se que, apesar do contínuo aumento da ocupação feminina nos mais diversos cargos e profissões, ainda é possível observar a persistência da disparidade salarial entre homens e mulheres, indo ao encontro do conceito supracitado. Desta forma, entende-se a negligência estatal e a não eficiência legislativa como causas dessa problemática.
A princípio, sobre esse assunto, vale ressaltar a importância de um Estado ativo na resolução de questões sociais. Nesse sentido, para o filósofo polonês Zygmmunt Bauman, uma instituição, quando posicionada de forma a ignorar sua função original, é considerada um estado de "zumbi". Desta maneira o estado brasileiro é análogo a esse conceito, visto que, no que tange a garantia dos direitos trabalhistas de forma igualitária entre os seus cidadãos, sobretudo a isonomia salarial, ele é ausente, e tal postura negligente contribui para que a parcela feminina atuante no mercado de trabalho nacional não receba o amparo estatal necessário.
Outrossim, é igualmente válido destacar a ineficiência legislativa como contribuinte para a conservação desse sistema desigual. Posto isso, na obra literária "Cidadão de papel", do jornalista Gilberto Dimenstein, é retratado um contexto social em que as garantias constitucionais estão restritas apenas à parte escrita, sem ser colocada em prática. Nesse viés, tendo em vista a não eficiência de leis e projetos que assegurem a igualdade salarial entre homens e mulheres nas empresas brasileiras, estas podem ser consideradas de papel e, ao invés de promover a valorização e o reconhecimento do trabalho árduo destas, tais determinações falhas contribuem para a manutenção do sentimento de visibilidade social frente à essa questão.
Dessarte, é inegável que, a respeito da igualdade salarial entre homens e mulheres, o Brasil possui entraves que precisam ser resolvidos. Portanto, cabe ao Ministério do Trabalho e Emprego - órgão responsável pelas políticas trabalhistas nacionais - criar medidas que garantem a isonomia salarial entre os gêneros nas empresas e atribuir punições àquelas desobedientes, por meio de sanções de uma legislação específica e supervisões periódicas para averiguar o comprimento da lei vigente, a fim de eliminar as desigualdades entre os cidadãos no mercado de trabalho.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Comentários
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido

O cerrado, o cerrado e o segundo maior bioma do br[…]

Cerca de 244 mil crianças e adolescentes entre 6 e[…]

A Constituição Federal de 1988, documento jurídico[…]

Naaaaaaada

A Constituição Federal de 1988, documento jurídico[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.