Avatar do usuário
Por joandson
Quantidade de postagens
#124473
Sob a perspectiva do escritor e político Darcy Ribeiro, "a coisa mais importante para os brasileiros é pensar no Brasil que nós queremos". Tal pensamento, porém, ainda não foi convertido em realidade, uma vez que, embora a população busque por um país isento de problemas, ainda existem impasses a serem superados, como a persistência do desaparecimento de pessoas no Brasil. Dessa forma, cabe analisar não só a negligência governamental, mas também o silenciamento midiático.

Nesse cenário, urge frisar a negligência governamental como principal causa do problema. É oportuno mencionar o pensamento do sociólogo polonês Zygmunt Bauman, que as instituições atuam como "zumbis", pois não cumprem a sua função social. Sob esse viés, o Estado é categorizado como tal, visto que, não investe em delegacias especializadas em busca de desaparecidos, consequentemente, aumentando o número de desaparecidos. Diante disso, enquanto o Estado continuar sendo "zumbi", a problemática perdurará.

Ademais, o silenciamento midiático é outro fator para persistência do desaparecimento de pessoas. Para a escritora brasileira Djamila Ribeiro, para atuar em um problema precisamos tirar da invisibilidade. Dito isso, a mídia fomenta a invisibilização da questão, sendo que não divulga dados sobre o desaparecimento de pessoas, e tendo como consequência, a falta de consciência da população brasileira. Assim, se a mídia continuar ignorando esse problema, ele será recorrente.

Diante do que foi exposto, é necessário medidas para minimizar o desaparecimento de pessoas. Portanto, cabe ao governo – cujo dever é garantir o bem-estar social – criar um banco nacional de dados de pessoas desaparecidas por meio do site do governo federal, a fim de ter mais informações sobre essas pessoas. Em acréscimo, é dever da mídia informar a sociedade sobre essa problemática, por meio de depoimentos de familiares em telejornais. Dessa maneira, podemos pensar no Brasil que nós queremos, conforme o pensamento de Darcy Ribeiro.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Comentários
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido

A cidadania e participação social tem um papel es[…]

Doenças Mentais

Doencas mentais pode ser visto como um Problema na[…]

Na obra “Utopia”, de Thomas More, é retratada uma […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.