Avatar do usuário
Por anaclarap4
Quantidade de postagens
#160040
Na série "Todo Mundo Odeia o Chris", o escritor Chris Rock conta sua história na adolescência, relatando seu dia a dia em um colégio predominantemente branco, sofrendo ataques racistas, principalmente de Caruso. Analogamente à obra citada, observa-se no Brasil contemporâneo a persistência do racismo na sociedade brasileira, onde milhares de negros são agredidos fisicamente e verbalmente todos os dias. Nesse sentido, cabe analisar a negligência governamental e a discriminação racial como os principais fatores que contribuem para esse problema.
Em primeiro plano, evidencia-se a carência de políticas públicas voltadas a essa população. Segundo Émile Durkheim, em sua obra sobre o fato social, o indivíduo tende a replicar as ações comumente vistas em seu meio. Dessa forma, nota-se que o comportamento do brasileiro corrobora com o pensamento do sociólogo, visto que com a escassez de exemplos por parte do governo tende a perpetuar para combater o fim do racismo em nosso meio social, pois a gestão governamental, em maioria das vezes, menospreza um negro, não por ele ser de tal raça, mas também por ser pobre e os define com termos extremamente racistas, "macaco", "sujinho" e "bandido".
Ademais, destaca-se o preconceito racial como um agravante desse cenário. Sob essa ótica, a Lei Áurea criada em 1888, foi assinada pela princesa Isabel, para determinar o fim da escravidão no Brasil. Apesar disso, infelizmente, o racismo ainda é um grave problema em nosso cenário brasileiro, pois muitas pessoas negras continuam ainda sendo alvos de desigualdade, exclusão e discriminação racial, como também citado no seriado Todo Mundo Odeia o Chris, "Se você é negro, a política primeiro bate e depois pergunta", isto só comprova o quanto nossa sociedade é injusta.
Torna-se, portanto, imprescindível a intervenção nesse cenário. Portanto, cabe ao Ministério da Educação (MEC) -
órgão do governo federal responsável por formular e implementar políticas para a educação no Brasil, intervir por meio de palestras escolares, projetos sociais e campanhas educativas, promovendo um ambiente seguro e acolhedor, a fim de formar cidadãos mais tolerantes e harmoniosos. Somente assim, será possível construir uma sociedade mais justa e igualitária, como abordado na série " Todo Mundo Odeia o Chris".
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
600
pontos
Desbloquear

    Erros de norma: uso inadequado de aspas, nomes próprios, e concordância em alguns trechos (ex.: “Todo Mundo Odeia o Chris”, “Se você é negro, a política”). Sugestão: revisar grafias, eliminar repetição de termos, consolidar citações com aspas corretas e evitar ambiguidades. Coerência: conectivos usados, mas a progressão ainda oscila; reordene a transição entre parágrafos para manter fio argumentativo. Intervenção: proponha metas (%/tempo), não apenas ações; por exemplo: MEC promover palestras mensais nas escolas públicas até 2026 para reduzir preconceitos entre estudantes.

    Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

 A desigualdade social é um dos problemas mais per[…]

A frase patriótica "os filhos deste solo são […]

No filme "Lorax", é narrado uma história[…]

As mudanças climáticas, afetam drásticamente o cot[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Aguarde…
Não atualize a página.