Em primeiro lugar, destaca-se a disparidade entre os indivíduos como um agente impulsionador. Nesse sentido, em suas crônicas de "Mas em que Mundo tu vive?", José Falero traz sua história e dá luz à realidade dos bairros mais desfavorecidos de Porto Alegre. Em um país onde as oportunidades de ascensão são quase inexistentes por conta do preconceito enraizado na sociedade com quem se veste "mal", além de questões como o racismo, autor narra as dificuldades de se viver com pouco desde que nasceu. O cotidiano de Falero é, infelizmente, igual ao de muitos brasileiros ao redor do país, cercado pelo abandono governamental, pela fome e pela sede de justiça. Dessa maneira, espera-se uma providência.
Como consequência, tem-se escassas oportunidades de melhoria de vida. Sob essa ótica, o filme nacional "Que horas ela volta?" expõe a jornada de Val, uma trabalhadora doméstica, a qual não teve chances de estudos e que precisa morar longe da filha para garantir o sustento e a educação formal da menina. A protagonista leva uma rotina exaustiva de esforço físico, recebendo um salário baixo e morando nos fundos da propriedade de luxo dos patrões, em um cômodo bem divergente da casa principal. Devido à distância e à alta carga de trabalho, ela não pôde participar ativamente da criação da filha e também ficou impossibilitada de terminar a escola, dilemas presentes no dia a dia de diversos cidadãos. Dessa maneira, é nítida a necessidade de uma mudança na estrutura social.
Portanto, o Estado — responsável pelo bem-estar da nação — deve proporcionar oportunidades de estudo e de emprego para os brasileiros. Tal ação pode ocorrer por meio da destinação de verbas para as escolas públicas e para o aumento do salário mínimo, cujo valor é insuficiente para qualquer indivíduo, além da fiscalização nas empresas, garantindo o pagamento sem atraso ou desconto para todos os trabalhadores. Assim, será possível qualificar mão de obra e promover a melhora da situação socioeconômica do país.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
A redação possui alguns erros gramaticais, como a falta de artigo em "autor narra" que deveria ser "o autor narra". Além disso, há uma repetição de ideia no uso da palavra "dessa maneira" em dois parágrafos consecutivos. Sugiro variar os conectivos para melhorar a coesão. Na proposta de intervenção, embora todos os elementos estejam presentes, faltou detalhamento sobre como as verbas seriam distribuídas ou fiscalizadas para garantir eficácia na execução das ações propostas.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.