Avatar do usuário
Por Hellen9
Quantidade de postagens
#124722
No Livro “O Cidadão de Papel”, do jornalista Gilberto Dimenstein, a denúncia da ineficácia de diversos mecanismos legais é feita, evidenciando uma cidadania aparente — metáfora utilizada pelo autor. Nesse sentido, pode-se relacionar tal premissa ao que ocorre no Brasil, por exemplo, o bullying e cyberbullying. Isso é causado pela ineficiência governamental e pelo silenciamento midiático, fatos que perpetuam esse problema.
É válido destacar, a princípio, que a ineficiência governamental representa um grande obstáculo para a resolução do hábito de ofender ao próximo. Nesse contexto, segundo o jornalista Gilberto Dimenstein, em seu livro “Cidadão de Papel”, a República Federativa do Brasil é marcada pela não aplicação prática dos maquinismos legais, como a Constituição de 1988, e pela cidadania apenas no campo teórico. Dito isso, pode-se afirmar que o bullying e cyberbullying vai ao encontro do cenário postulado pelo jornalista. Essa situação ocorre de tal forma que os pais não conversam com os filhos sobre o certo e o errado. Consequentemente, tristemente, acontecem essas agressões verbais e físicas nas escolas, ruas e em redes sociais, como, TikTok, Instagram e Facebook.
Cabe mencionar, em segundo plano, que, conforme o filósofo Pierre Bourdieu, o que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismos de opressão. Nesse viés, observa-se que a mídia, ao invés de promover debates que elevem o nível de informação da população acerca do bullying, infelizmente, influencia no silenciamento midiático, já que — em redes sociais, programas de TV — não há debates/informações que aumentem o senso crítico dos indivíduos sobre o revés. Por consequência, muitas pessoas vivem situações degradantes, por exemplo, pessoas magras, altas, gordas, e negros, o que pode ocasionar ansiedade, quadros depressivos que levem, inclusive, ao suicídio.
Desse modo, diante do atual cenário brasileiro, é reiterada a necessidade de o governo, juntamente às mídias, criar campanhas educativas que visem a retificar as agressões verbais e físicas. Estas devem ser realizadas por meio de uma parceria público-privada com grandes empresas, como a Netflix, de modo a serem feitas palestras, documentários no meio físico e cibernético. Nesses eventos, haverá o debate sobre o silenciamento midiático, com a presença de antropólogos e sociólogos. Tal medida tem o intuito de remediar a ineficiência governamental e efetivar o bullying.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Comentários
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido

O conceito de cidadania, que remonta às antigas Po[…]

Segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, "nenhuma […]

Na canção “Coração Civil” de Milton Nascimento, a […]

Djamila Ribeiro afirma que o primeiro passo a ser […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.