Avatar do usuário
Por Widson
Quantidade de postagens
#131294
No primeiro dia das universidades sabemos que existem os famosos trotes, brincadeiras com propósitos de dar boas vindas aos calouros e fazer uma relação entre calouros e veteranos. Porém, muitas vezes essas "brincadeiras", acabam indo para outro rumo, seja, perpetuando estereótipos, até causando constrangimento aos calouros. Muitos desses trotes usam a hierarquia como forma de "desculpas" para a violência implementada. Essa violência imposta e o ciclo de trotes precisam ser debatidos com mais frequência.

Em primeira instância, percebe-se que essa violência nos trotes universitários acontecem por causa da hierarquia, tendo em vista que todo início de ano letivo, os mais velhos se aproveitam dos novatos. Em 2013, na UFMG, um trote reforçando racismo gerou polêmica e revolta, nesse trote uma aluna pintada de preto e acorrentada, estava com um placa onde dizia: "caloura Chica da Silva", enquanto um aluno à segurava. Já na UFRGS, os calouros tiveram que segurar uma cabeça de porco, enquanto uma substância com vísceras era jogado.

Certamente, as vítimas desses trotes não ficam felizes, então o que eles fazem? Simples, esperam os próximos calouros e fazem a mesma coisa, criando-se um ciclo. Uma frase que retrata muito bem isso, é a frase de Paulo Freire: "Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é se tornar o opressor". Infelizmente a grande maioria desconta a raiva do trote sofrido no calouro do período seguinte, e assim por diante.

Portanto, cabe as universidades e Governos criarem estratégias para a diminuição dos trotes violentos. As universidades poderiam banir de uma vez por todas esses trotes dentro do seu espaço, e quem fosse visto praticando seria penalizado. Palestras conscientizando sobre os perigos e os problemas desses trotes, poderiam ser feitas pelos Governos, tendo como objetivo diminuir essas ações.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
900
pontos
Desbloquear
Comentários
Comentário:

Competência 1: O texto apresenta bom domínio da norma-padrão da língua escrita, com poucos desvios gramaticais. Há um erro de concordância em "essa violência nos trotes universitários acontecem" e algumas frases poderiam ser melhor estruturadas para aumentar a clareza e fluidez.

Competência 2: O autor compreendeu bem a proposta de redação e desenvolveu o tema de forma adequada, citando exemplos e argumentando sobre a prática violenta dos trotes universitários na sociedade brasileira.

Competência 3: As informações, fatos e argumentos são bem selecionados, relacionados e organizados em defesa do ponto de vista do autor. Ele traz exemplos concretos para ilustrar o problema e argumenta de forma coerente.

Competência 4: O autor demonstra conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação, embora haja espaço para aprimoramento na articulação das ideias e no uso de conectivos.

Competência 5: A proposta de intervenção é bem elaborada, com sugestões de ações concretas por parte das universidades e do governo. No entanto, poderia ter explorado mais os aspectos de respeito aos direitos humanos e as possíveis consequências das ações propostas.
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
160
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
200
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
200
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
160
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
180

Caminhos para combater a ludopatia no Brasil O […]

Podem corrigir meu texto pfv? Expliquem meus erros[…]

C1 – 160. Alguns desvios de gramática e de estrutu[…]

Colaborador

Nenhum, todas as redações enviadas APÓS a conquist[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.