Segundo dados da pesquisa Tic Kids Online Brasil, quase 20 milhões de crianças são usuárias ativas da internet. Dentre os perigos dessa exposição a cada dia mais precoce, destaca-se a contração de problemas mentais como a depressão e a distorção de imagem. Isso ocorre pois crianças ainda não possuem maturidade estruturada para discernir a realidade dos paradigmas criados pela web. Além disso, sem a devida filtragem dos conteúdos, elas se tornam alvos à deriva de pedófilos, sendo que, a cada cinco, uma recebe contato desses criminosos, conforme estatísticas da Campanha Nacional de Combate à Pedofilia na Internet.
Ademais, por ser um empecilho relativamente recente, existe o agravante de ainda não haver regulamentações capazes de refletir os anseios da sociedade frente a tamanho desafio. Exemplo disso é a lei 15.100/2025, recentemente sancionada, cuja principal ação foi restringir o uso de celulares nas escolas. Tal opção traduz o sistema repressivo estatal de Foucault, que se esquiva de educar o indivíduo em formação, bem como de moldar cidadãos livres e conscientes, dotados de senso crítico, ideal esse imaginado por John Locke ao descrever a Educação Liberal.
Feitas as análises, conclui-se pela necessidade de voltar os olhos aos menores para além da órbita comum - proteger do meio externo - mas aceitar a existência de riscos dentro do próprio lar, gerados pelo meio virtual, de modo a combatê-los. Para tanto, deve-se formar uma atuação conjunta do Estado, responsável por regulamentar, trazer programas educativos e ofertar atividades ao ar livre, ao lado da família, responsável por orientar, filtrar o acesso à rede, além de fazer real uso das ofertas estatais.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
A redação demonstra excelente domínio da norma padrão, sem apresentar erros significativos. O tema é abordado integralmente, destacando a necessidade de atualizar as proteções digitais para crianças e adolescentes. Há uso eficaz de dados e teorias relevantes para embasar os argumentos. A coesão e progressão das ideias são bem mantidas com conectivos adequados. A proposta de intervenção inclui Estado e família como agentes, mas falta detalhamento em como as famílias deveriam utilizar as ofertas estatais. Detalhar soluções concretas poderia enriquecer a proposta.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.