De acordo com a publicação do site “Brasil de Fato”, foram incluídas 73 novas substâncias para controle químico pelo Ministério Agrícola no ano de 2025, porém, 44 dessas novas substâncias são agrotóxicos, cujo estão escalados em “pouco tóxicos” á “muito tóxicos”. Sua utilização em lavouras e outro ambientes semelhantes, torna cada vez mais perigoso o consumo de alimentos naturais, os que mais sofrem com esses danos são os moradores rurais, pois estão intrinsecamente ligados ao cultivo e a colheita para sua sobrevivência, além do contato direto á essas substâncias em diversos outros elementos do meio ambiente.
Ademais, milhares de brasileiros são afetados por esses elementos químicos, pois a ausência de profissionais qualificados para administração desses agrotóxicos além da aprovação dos mesmos pela Anvisa aumenta a possibilidade de poluição ambiental, de modo que a degradação dos solos, a poluição dos rios e os danos nocivos aos animais cujo são destinados ao consumo populacional, tornaram-se inevitáveis. Esse controle de pragas feito pelos agrotóxicos que invadem de modo agressivo, poderiam ser substituídos por “bio insumos” que são produtos elaborados em laboratórios com base de bactérias, fungos, vírus e vermes microscópicos, que possuem a função de atuar exclusivamente no organismo alvo. Porém, esse recurso vem sendo diminuído ano após ano, em 2019, de 262 produtos aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apenas 14 eram de origem biológica, o equivalente a 5,4% das substâncias aprovadas, segundo o artigo publicado pelo Brasil de Fato.
Portanto, é de suma importância que órgãos governamentais nacionais como o Ministério Agrícola, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) possam averiguar a utilização das substâncias tóxicas e substituí-las por bio insumos de modo que haja uma redução significativa no número de afetados por essas práticas, melhorando dessa forma a saúde e bem-estar dos brasileiros, além do financiamento de novas pesquisas para a redução da poluição do solo e dos rios afetados pelas práticas agropecuárias, na busca de restaurar a fauna e flora.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
O texto apresenta erros gramaticais, como "cujo" usado incorretamente em "cujos danos sofrem", que poderia ser substituído por "cujos danos são evidentes". Falta de acentuação correta em "á" para "a" e uso inadequado de vírgulas. Na coesão, faltam conectivos como “além disso” entre parágrafos. A proposta de intervenção é clara e detalhada, mas poderia incluir mais exemplos práticos na execução das ações propostas para maior clareza.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.