Avatar do usuário
Por Lyh0610
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#127372
Gabriel, o Pensador crítica em sua música, "Estudo Errado", a ineficácia da educação e o quão obsoleta ela se apresenta pelo fato de os alunos frequentarem a escola, mas não adquirirem nenhum aprendizado. Assim como na música, o Brasil sofre sérias consequências por conta da baixa qualificação das instituições educacionais, o que, consequentemente, aumenta os casos de analfabetismo funcional. Neste contexto, a evasão escolar e a falta de motivação dos professores acabam se tornando grandes desafios a serem vencidos com urgência na sociedade brasileira.
Primeiramente, pode-se citar a falta de motivação advinda dos professores como um dos motivos que levam ao alto índice de analfabetismo funcional, desta forma, o filme "A Sociedade dos Poetas Mortos" retrata o perfil ideal de um profissional da educação, ou seja, um docente, que estimula o pensamento critico e autônomo de seus alunos através da leitura, fazendo com que os estudantes fossem motivados a buscarem seus objetivos, tanto nos estudos quanto na vida. Além disso, o escritor Darcy Ribeiro criou um conceito denominado "Pacto de Mediocridade", o qual o autor se baseia no fato de que "o professor finge que ensina e o aluno finge que aprende" para que não haja problemas maiores, como atrasos de aulas ou até mesmo demissão de algum docente, isso faz com que os casos de analfabetismo funcional aumente constantemente na sociedade brasileira.
Ademais, segundo os dados do Ministério da Educação, publicados em 2016, a gravidez na adolescência é um dos principais motivos da evasão escolar, a qual também pode ser consequência do trabalho infantil, pois crianças e adolescentes, que deveriam estar estudando , são obrigados a trabalhar, o que os torna mais uma parcela e soma nas porcentagens de analfabetismo funcional.
Portanto, para que haja uma diminuição de casos como antes citados, ou seja, de analfabetismo funcional, urge que o Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Cultura e com as secretarias municipais e estaduais de educação, promovam projetos de incentivo à leitura, por meio da criação de novas bibliotecas públicas e atuações nas comunidades, como a apresentação de saraus e contação de histórias, para que, mesmo com dificuldade a nos estudos, os discentes adquiram o hábito da leitura e supere seus desafios de interpretação e de escrita. Desse modo será possível reverter a situação abordada em "Estudos Errado", a qual se refere Gabriel, o Pensador. Afinal, o prazer pela leitura é o primeiro passo para um projeto educacional robusto e eficaz.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear

Zygmunt Bauman defende que "não são as crises[…]

De acordo com a artigo 17 da declaração universal […]

Zygmont Bauman defende que "não são as as cri[…]

De acordo com o artigo 5 da Constituição Federal d[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.