Sob esse viés, o pensador Thomas Hobbes afirma que o Estado é responsável por garantir o bem-estar dos cidadãos, inclusive os idosos, contra as injustiças do etarismo. Entretando isso não ocorre no Brasil, pois o Estado falha ao garantir dignidade e proteção a essas pessoas, com políticas públicas insuficientes para combater a discriminação etária, assim agravando o problema na sociedade, deixando os mais velhos vulneráveis à marginalização social e econômica.
Ademais, cabe ressaltar a precária ação governamental para a pouca atenção oferecida para os trabalhadores mais velhos. Dessa maneira a antropóloga Lilia Schwarcz elaborou o termo “politica de eufemismos” , ou seja, determinados problemas tendem a ser suavizados, deixando de receber a visibilidade necessária. Novamente o Estado falha ao não garantir adequadas condições de emprego, assim prejudicando a qualidade de vida. Sem direito de trabalho eficazes, a parte do público com essa faixa etária persistirá sem o adequado reconhecimento.
Diante do exposto, é necessário a implementação de medidas para combater esse cenário de negligência governamental em relação ao etarismo. Para isso, cabe ao governo federal, por meio do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, desenvolver campanhas de conscientização sobre o etarismo feitas com a parceria de entidades privadas especializadas no assunto, utilizando redes sociais, televisão e rádios para sensibilizar a população sobre a importância do respeito e da valorização dos idosos no Brasil. Além disso, é fundamental que o Ministério da Educação inclua debates sobre o assunto na grade curricular das escolas, promovendo desde cedo uma cultura de respeito. Dessa maneira será possível assegurar o cumprimento dos princípios estabelecidos pela carta magna.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Erros principais incluem "preconceito relacionado a idade" (corrigir para "relacionado à idade") e uso inadequado de vírgulas, como em "negligência governamental , que impedem". A estrutura do texto é coerente, mas faltam alguns conectivos para melhorar a fluidez entre ideias. Na proposta de intervenção, os elementos estão bem articulados e detalhados. Sugere-se reescrever trechos confusos como "entretanto isso não ocorre" para melhorar a clareza.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.