Avatar do usuário
Por santilva
Quantidade de postagens
#140336
A Constituição Federal de 1988 — lei suprema e fundamental da nação — assegura, em seu artigo 6°, o direito à saúde para todos os brasileiros. No entanto, apesar dessa garantia constitucional, nota-se uma falta nesse princípio social, visto que existem empecilhos crônicos resultantes do aumento dos casos de intoxicação causada pelo uso de agrotóxico no Brasil. Nesse sentido, é perceptível que o problema é oriundo de fatores como: a omissão governamental e ausência de informação.

Diante desse cenário, é pertinente destacar a ineficiência governamental como um dos pilares dessa problemática. Nessa perspectiva, para o filósofo Thomas Hobbes, é dever do Estado garantir o bem-estar dos cidadãos. Todavia, esse pensamento se mostra inexistente na conjuntura nacional, uma vez que o poder público não toma providências para barrar o uso de agrotóxicos na agricultura e utilizar outras técnicas de cultivo, como investir na produção de insumos e outros produtos menos nocivos. Consequentemente, pode-se ocasionar um aumento dos casos de intoxicação devido ao uso descontrolado dessas substâncias químicas. Por isso, enquanto esse impasse persistir, difícil será combatê-lo.

Ademais, é notório enfatizar que o problema é também agravado pela falta de conhecimento acerca desse assunto. Sobre isso, o escritor Peter Drucker afirma que a informação, possibilitar o conhecimento, é uma das principais ferramentas do desenvolvimento social. A ocultação do uso de agrotóxico decorre da desinformação a respeito dos riscos à saúde das pessoas, tanto pelas mídias e sociais e televisivas quanto pelos próprios veículos públicos, na medida que há que uma defasagem na exposição de sua prevenção e de sua toxicidade aos indivíduos, havendo um silenciamento da temática e normalização do problema no país. Logo, é essencial superar esses entraves alarmantes.

Portanto, medidas urgentes precisam ser tomadas para superar esses desafios. Cabe ao Estado, ente administrativo responsável pela promoção do bem comum, implementar políticas que assegurem a sustentabilidade agrícola. Entre essas ações incluem, o repasse de verbas da União para investir em tecnologia voltada para agricultura, como desenvolvimento de produtos menos nocivo à saúde, técnicas sustentáveis com o intuito de substituir o uso de agrotóxicos nas plantações. Além disso, os veículos de comunicação deve abordar esse assunto a fim de esclarecer a sociedade os riscos que esses produtos químicos causam na saúde. Com essas iniciativas, o princípio constitucional será efetivado.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
840
pontos
Desbloquear

    A redação apresenta erros gramaticais como "uso de agrotóxico" (deveria ser "agrotóxicos"), "mídias e sociais e televisivas" (correto seria "mídias sociais e televisivas"), e concordância verbal em "os veículos de comunicação deve" (correto seria "devem"). Na Competência 4, faltam conectivos entre algumas ideias. Na proposta de intervenção, falta detalhamento dos elementos. Sugestão para melhoria na coesão: usar conectivos como “além disso” ou “por outro lado” para ligar parágrafos.

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Na música "Construção", o autor Chico Bu[…]

De acordo com dados de pesquisas realizadas em tor[…]

"Declaração universal dos direitos humanos: t[…]

Segundo Mahatama Gandhi, ativista indiano, "O[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.