De acordo com o sociólogo britânico Guy Standing, no seu livro "precariado", na sociedade atual existe uma nova classe social: o precariado (trabalhadores sem estabilidade). Os trabalhadores de aplicativos representam a forma mais evidente do precariado, não possuem vínculo empregatício e remuneração variável, visto que, o discurso da "liberdade de escolher quando trabalhar" máscara a ausência de proteção social e transfere todo risco ao trabalhador.
Além disso, o trabalhador ao vender sua força de trabalho, perdendo o controle sobre o resultado de seu trabalho, se torna alienado. Karl Marx advertiu em uma de suas teses que o operário tende a tornar-se alienado em sistemas produtivos que o afastam do controle sobre seu próprio trabalho. Portanto, o motorista ou entregador não define o valor da corrida, o tempo de trabalho nem as regras do sistema, o algoritmo da plataforma controla tudo, apesar de parecer livre eles são guiados por metas, avaliações e incentivos programados, o que o torna submisso a uma lógica invisível de controle.
Dessa forma, percebe-se que a chamada uberização do trabalho constitui uma nova face da precarização laboralna era tecnológica, pois transfere riscos e responsabilidades para o trabalhador enquanto amplia o lucro das plataformas digitais. Afim de garantir que o avanço tecnológico caminhe junto da valorização do trabalhador, e não da sua exploração, o Ministério do Trabalho e Emprego, em parceria com o congresso nacional, deve criar um marco regulatório específico para as plataformas digitais, estabelecendo vínculos trabalhistas mínimos, como acesso à previdência, remuneração justa e seguro contra acidentes, por meio de uma legislação atualizada e fiscalizada de modo eficaz
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Principais erros: (Competência 1) erros gramaticais e de digitação como Afim em vez de A fim; falta de concordância e frases apenas aparentando oração, por exemplo: De acordo com o sociólogo... na sociedade atual existe uma nova classe social: o precariado. (Trecho sugerido) Substituir: Afim de garantir… para A fim de garantir…; revisar conectores. (Competência 2) o texto não deixa claro o eixo argumentativo único e abandona a profitabilidade da discussão entre liberdade x precarização. (Competência 3) há excesso de dados sem organização clara de defesa de ponto de vista; priorizar tese clara e sequência de argumentos. (Competência 4) há frases fragmentadas e uso inconsistente de conectivos; reestruturar: Além disso, portanto, logo, em conjunto. (Competência 5) proposta de intervenção está presente, mas deve detalhar explicitamente agentes, ações, meios e fins com frases claras: Ex.: O Ministério do Trabalho proponha um marco regulatório para plataformas digitais (ação) com vínculo claro, meio: legislação atualizada, fiscalização, finalidade: assegurar remuneração justa e proteção social. Sugestões de melhoria: reorganizar o texto com uma introdução que apresente a tese, desenvolvimento com 3 argumentos conectados por conectivos, conclusão com recuo crítico e proposta de intervenção detalhada.
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.