Nota-se que as redes sociais estão presentes no cotidiano de grande parte das pessoas no mundo incluindo os brasileiros, pois através delas é possível se manter atualizado das notícias, informações e vida dos parentes e amigos. Porém, não se pode confiar em tudo que se vê nessas plataformas já que algumas informações e notícias podem ser falsas. A cantora Luísa Sonza foi vítima das famosas "fake News" onde acusaram de uma possível traição, a qual foi desmentida pelo seu ex-marido Whindersson Nunes. O Marco civil da internet (lei número 12.965/2014) regula as redes sociais no Brasil desde 2014, mas infelizmente ela não responsabiliza o uso dessas mídias sociais, aumentando o risco de proliferar essas notícias falsas com mais rapidez.
Outro problema recorrente no ambiente virtual é o vazamento de dados e fotos pessoais dos usuários, o que é muito perigoso, podendo causar danos morais e financeiros na vítima. A atriz Carolina Dieckmann teve suas fotos roubadas e vazadas na internet, o que motivou a ter uma lei brasileira para proteger as pessoas expostas e para punir os infratores.
Nesse sentido, percebe-se que ainda há muitos defeitos que precisam ser solucionados para haver mais segurança, harmonia e educação nessas mídias. Impor mais leis e voltar mais atenção à internet e suas tecnologias é essencial para a comunicação e assim, através da educação e responsabilidade conseguiremos um país mais progredido e informado corretamente.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
O autor demonstra um bom domínio da norma-padrão da língua portuguesa, com apenas alguns erros. Um deles é encontrado logo no início do texto: "um parecer educação usa a internet para fazer 'estupidez'". Acredito que o autor quis dizer "um país sem educação".
O texto compreende bem a proposta da redação, aplicando conceitos de várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. O autor seleciona, relaciona, organiza e interpreta informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista, demonstrando um bom conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
No entanto, a proposta de intervenção não está completamente desenvolvida. O autor sugere "impor mais leis e voltar mais atenção à internet e suas tecnologias", mas não especifica quem deveria fazer isso (o agente), como isso seria feito (a ação), através de que meios (o meio), e qual seria o objetivo (a finalidade). Para melhorar, o autor poderia especificar, por exemplo, que o Congresso Nacional (agente) deveria aprovar mais leis (ação) através de um processo legislativo (meio) para proteger os usuários de redes sociais (finalidade).