Avatar do usuário
Por mayara122223
Quantidade de postagens
#160554
Na obra "A Vida que Ninguém Vê", Eliane Brum destaca, entre outros aspectos, a condição da exclusão e negligência social sofrida por parcela da sociedade brasileira. Fora do caráter literário, nota-se que o cenário retratado pela autora é análogo à realidade dos ex presidiários, que são excluídos e enfrentam desafios para sua reinserção na sociedade. Dessa forma, faz-se necessário discutir acerca da principal causa, bem como o maior impacto dessa problemática. Com base nesse cenário, é válido destacar a falta de políticas públicas inclusivas como principal obstáculo para a integração de ex-detentos no Brasil. Essa ausência normativa revela a ineficácia do Estado diante de uma questão social emergente. Segundo o jurista Celso de Mello, a omissão do poder legislativo em criar leis que garantam os direitos fundamentais se configura com uma forma de inconstitucionalidade, uma vez que impede a concretização dos ideais constitucionais. Assim, ao não investir em políticas de acolhimento, moradia e inserção no mercado de trabalho, o Estado promove a vulnerabilidade desses indivíduos que são realocados no meio social sem nenhum planejamento, perpetuando desigualdades sociais e ferindo o ideal de dignidade humana garantido na Constituição Federal. Além disso, cabe ressaltar que a não inserção de ex-presidiários na sociedade promove a manutenção de uma sociedade historicamente excludente. Isso ocorre, pois, desde a formação do país, existe uma cultura de exclusão, que subjuga indivíduos de acordo com a posição econômica ou social. Tal questão, inclusive, foi estudada pela antropóloga Lilia Schwarcz. Permitindo assim, analisar que ex-presidiários, mesmo sem mais dívidas com a justiça, são vistos como inferiores e são constantemente marginalizados pela população, que perpetua visões generalistas, invisibilizando esses indivíduos, o que impede a concretização de sua cidadania plena. Portanto, é necessário a reintregação de ex - presidiários na sociedade brasileira. Para isso, o Poder Executivo na - esfera federal- deve destinar verbas para políticas de inclusão por meio de uma votação realizada por deputados e senadores- responsáveis pela aprovação de leis-. Com a finalidade de promover melhor qualidade de vida desses indivíduos. Paralelo a isso, o Ministério da educação, órgão responsável pela criação de políticas educacionais, promover campanhas que reeduque a população acerca de visões preconceituosas a respeito de ex-detentos, tal ação deverá acontecer por meio de propagandas midiáticas em canais de grande acesso, afim, de desconstruir estigmas e promover uma vida digna a população ex-presidiaria no Brasil.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
760
pontos
Desbloquear

    Principais erros: multíplas falhas gramaticais/ortográficas (ex.: “reintregação” em vez de reintegração; “ex - presidiários” com espaço indevido; “afim” vs “a fim”; uso inadequado de travessões) e concordância. Trecho: “A reintregação de ex presidiários no Brasil” apresenta vício de grafia; “Poder Executivo na - esfera federal-”. Melhorar com: reintegração de ex-presidiários no Brasil; evitar hifens desequilibrados; usar conectores consistentes: “Além disso,”, “portanto,”. Proposta de intervenção: detalhar agentes (ex.: ministérios, Justiça), ações específicas (programas de ressocialização, vagas de emprego), meios (parcerias com ONGs, tribunais) e finalidade (reduzir reincidência), assegurando direitos humanos.}

    Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Na obra musical “Young and Beautiful” da cantora a[…]

No passado, era muito comum ver idosos chegando ao[…]

A perspectiva acerca do envelhecimento na sociedad[…]

Na série "Sob Pressão ", são retratadas[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Aguarde…
Não atualize a página.