Em primeira análise, é lícito postular que o estereótipo de padrão de beleza no Brasil é extremamente inspirada por características físicas que refletem uma visão idealizada e abrangente, muitas vezes distante da diversidade racial, étnica e corporal do país.Alem de que este tipo de padrão é promovido pela mídia, pela publicidade e pelas redes sociais, que costumam valorizar atributos como: corpo magro e definido, pele clara, cabelos longos principalmente lisos e bem cuidados, altura e proporções corporais (cintura fina, coxas magras ou quadril fino) etc., esse tipo de padrão de beleza excludente contribui para a marginalização de pessoas que não se enquadraram nesse molde, gerando um impacto negativo na autoestima de muitos brasileiros. Nesse viés, o psicológico do indivíduo é afetado e por conta dessa pressão estabelecida pela sociedade atual, a busca incansável pela perfeição se torna ainda mais incansável, ocasionando doenças e problemas psicológicos.
Ressalta-se, ademais, que as consequências das doenças e os transtornos psicológicos existentes impulsionam nessa problemática. Isso por que, o culto ao corpo perfeito está frequentemente relacionado a comportamentos específicos, como dietas restritivas, cirurgia plástica excessiva e transtornos alimentares (como anorexia e bulimia), a exemplo da existência de comunidades que romantizam esses problemas existentes no aplicativo Twitter, chamada "edtwt" que naturalizam seus transtornos e são obcecados pela extrema magreza e padrão de beleza, muitas vezes influenciados pela mídia corporal e problemas psicológicos. Evidencia-se assim que as consequências disso são profundas e relacionadas não apenas à autoestima dos indivíduos, mas também à saúde mental e às relações sociais, criando um ciclo de frustração e insatisfação por culpa da mídia e da sociedade atual. Logo, é necessário que esses padrões de beleza sejam quebrados e que a mente humana seja preservada para seu bem digno de aceitação e amor a si próprio.
Portanto, dado a transposição do culto à imagem e os padrões de beleza constantes entre as sociedades, é preciso intervenções nesses problemas. Dessa maneira, É fundamental que as mídias e a comunidade da Internet na sociedade repense esses padrões e promova uma cultura mais inclusiva, que valorize a diversidade e a diversidade das pessoas. Outro fator importante são as políticas públicas promovidas pelo Ministério de Educação criando aulas sobre os perigos da comparação exagerada com padrões irreais e estimular a educação sobre a importância do autocuidado mental e físico. Além disso, as empresas de mídia e publicidade devem ser incentivadas a representar uma gama mais ampla de tipos de corpos e características, promovendo a acessibilidade da diversidade e do bem-estar, removendo o estereótipo de "corpo perfeito e beleza perfeita" para a preservação da autoestima e psicológico dos jovens e adolescentes.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Na Competência 1, observou-se erros como “retrata sobre” (evite redundância, use “retrata” ou “trata de”), “á realidade” (deve ser “à realidade”), ausência de espaço em “país.Alem”, erro de concordância “inspirada” para “estereótipo” (o correto é “inspirado”) e “Isso por que” (o correto é “porque”). Na Competência 2, o tema é compreendido, mas a contextualização poderia ser mais aprofundada. Na Competência 3, os argumentos são apresentados, embora com algumas repetições. Na Competência 4, o uso de conectivos é adequado, mas a coesão pode ser aprimorada evitando redundâncias. Na Competência 5, a proposta de intervenção reúne os agentes, ações, meios e finalidades, mas poderia detalhar melhor cada componente para maior clareza.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.