Observando a respeito, evidencia-se que membros da elite brasileira compartilham esse texto a fim de iludir e ludibriar a classe trabalhadora. Afinal, quando alguém bem-sucedido faz tal afirmação, os mais fragilizados tendem a tomá-la como fato. Contudo, é necessário compreender que a espécie humana requer conforto e que, para tal, serão indispensáveis recursos monetários.
Além disso, na sociedade capitalista existe um sistema denominado oferta monetária limitada, proposto por Milton Friedman, onde a quantia de dinheiro precisa ser finita. Consequentemente, a riqueza da burguesia cria a pobreza do proletariado, tornando nítido o interesse dessa classe em sobressair à outra. O luxo é desnecessário para viver. No lugar disso, todos precisam ter qualidade de vida, lazer e conforto.
Portanto, compreende-se que o dinheiro não é tudo. Mas dizer que não traz felicidade é uma tentativa de manipulação da elite. Em um país cujo lema destacado na bandeira é "Ordem e Progresso", essa desigualdade demonstra-se um empecilho para cumprir esse objetivo. Para que todos tenham condição de conforto, faz-se necessário implementar leis sobre impostos progressivos: quem ganha mais paga proporcionalmente ao ganho, podendo aliviar e até isentar os menos afortunados. É obrigação do Supremo Tribunal Federal, em parceria com a Câmara dos Deputados, realizar esse projeto. Cerca de 40% do capital dos bilionários ainda lhes permitiriam luxos. Entretanto, se dividido de forma consciente entre a nação, melhoraria a vida e a condição de toda a sociedade brasileira
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Principais erros: uso de expressões confusas (Observando a respeito), afirmações factualmente discutíveis (oferta monetária limitada segundo Friedman) e construção de frases longas sem clareza. Sugestões: substituir por “Observando o cenário atual…”; evitar generalizações não fundamentadas; citar bases teóricas de forma correta (monetarismo: política monetária, não ‘oferta monetária finita’). Coesão: utilize conectivos consistentes (além disso, contudo, por isso, afinal). Intervenção: detalhar agentes, ação, meio e finalidade com exemplos práticos (ex.: tributo progressivo específico, calendário de implementação, metas de redução de desigualdade).
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.