Avatar do usuário
Por AnaBia890
Quantidade de postagens
#127512
De acordo com o dicionário, a palavra "representatividade" refere-se aos interesses de um grupo mediante a figura de alguém que o represente. Embora muitas vezes associada à política, a representatividade não se restringe apenas a esse contexto. Ela também está presente nas mídias, nos jornais, nos espaços públicos, na cultura, na literatura, etc. Sua ausência pode causar um grande desequilíbrio no poder, uma vez que as pessoas, ao não se sentirem representadas, perdem o sentimento de pertencimento. Caminhando junto à representatividade está a democracia, que trata da igualdade, pluralismo e participação cidadã para uma sociedade mais diversa e participativa.
Com esse pensamento em mente, pode-se afirmar que a representatividade desempenha um papel fundamental no fortalecimento da democracia e reforça a necessidade de elaboração de políticas públicas inclusivas. Ela é uma forma de defesa contra a exclusão e descriminalização, fortalece a confiança nas instituições democráticas, além de aumentar a legitimidade destas instituições. A representatividade incentiva a participação dos cidadãos de forma ativa, permite a inclusão de diferentes perspectivas na tomada de decisões e, consequentemente, força a democracia a se adaptar a mudanças sociais. Todos esses fatores demonstram a importância da representatividade na construção de uma sociedade mais democrática e plural.
Recentemente, uma reportagem contou a história de uma garotinha de 3 anos que, assistindo à animação "Encanto" da Disney, se identifica com a aparência da personagem Mirabel – uma personagem que tem cabelos cacheados, o mesmo tom de pele e, assim como a garota, usa óculos. Esse é um dos exemplos do poder que a representatividade possui. Muitas meninas não se sentem representadas por princesas que sempre seguem o padrão de serem brancas e loiras.
Desse modo, a sociedade precisa não apenas de personagens, mas de figuras que representam as minorias como um todo, independente de cor, etnia, religião, posicionamento, deficiência, entre outros fatores. Isso se faz essencial na construção de uma nação que se importa com todos os seus cidadãos, respeita a democracia e pensa em políticas públicas para todos os públicos.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Avatar do usuário
Por yagorodoli
Quantidade de postagens
#127529
O texto não possui uma proposta de intervenção elaborada e isso é extremamente aceitável e ok, visto que não é uma redação para ENEM, mas sim para concurso.
Deste modo, vou avaliar de acordo com as competências do CNU. Logo considere o feedback para esses pontos:
C1
Compreender o tema e não fugir do que é proposto.
C2
Adequação aos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
C3
Aplicar, apropriadamente, mecanismos de coesão (referenciação, sequenciação e demarcação das partes do texto).
C4
Selecionar, organizar e relacionar de forma coerente argumentos pertinentes ao tema proposto.
C5
Domínio da modalidade escrita da norma-padrão (adequação vocabular, ortografia, morfologia, sintaxe de concordância, de regência e de colocação).

Visto isso, vamos lá:

Tirei pontos na competência 1, pois o terceiro parágrafo inteiro não tem uma relação direta com a elaboração de políticas públicas. Lembre-se que o tema trata da importância da representatividade para a elaboração de políticas, então a representatividade do filme deveria ser um suporte argumentativo para isso, porém não houve uma relação.

Também tirei pontos na competência 3, pois há muitas palavras repetitivas num mesmo parágrafo. você citou 3 vezes "representatividade" no parágrafo 1 e 2. Assim como, também citou "todos" e suas variações 3 vezes no último parágrafo.

Por fim, também foi tirado pontos na competência 4 por conta do paragráfo da Mirabel não contribuir diretamente para a elaboração de políticas públicas
0
Avatar do usuário
Por AnaBia890
Quantidade de postagens
#127653
@yagorodoli, Obrigada pelas considerações, vou anotar tudo para melhorar nas próximas ;)
0

Zygmunt Bauman defende que "não são as crises[…]

De acordo com a artigo 17 da declaração universal […]

Zygmont Bauman defende que "não são as as cri[…]

De acordo com o artigo 5 da Constituição Federal d[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.