A exposição de crianças na internet vem crescendo muito, tanto nas redes como em jogos. Também, às vezes, sem o conhecimento dos pais e outras vezes pelos próprios pais. Há casos que acontecem em jogos online e em aplicativos, se chamando de Discord, e casos nas redes sociais em que os pais fazem exposição em excesso dos filhos e, às vezes, essa exposição vem de amigos próximos da família.
Mas, com isso, devemos ver as consequências que essa superexposição das crianças pode trazer: trauma, insegurança e comparações constantes. E nisso, podemos ver vários casos, como a investigação do influenciador Hayato Santos, que traz atividades de segurança mal intencionada. Outro caso é o da filha do Neymar e Maíra, que vem sofrendo bullying na internet devido à exposição em excesso da criança.
Mas vemos muitas pessoas lutando contra isso e pedindo para o Ministério dos Direitos Humanos tomar uma atitude cabível diante dessas situações. Os pais devem cuidar mais de suas crianças, tanto nas redes sociais quanto em jogos e aplicativos como o Discord. O Ministério dos Direitos Humanos deveria criar uma medida de restrição para menores de 14 anos, de forma que não afete a liberdade de expressão, mas ajude a melhorar a segurança das crianças e faça com que os pais ou responsáveis não tirem proveito delas para engajamento nas redes sociais.
Além disso, plataformas de comunicação e streaming devem ter uma forma de filtragem para que sobre exploração ou exposição excessiva em cima das crianças.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Erros identificados incluem a frase "se chamando de Discord", que pode ser reescrita como "como o Discord". Além disso, a expressão "e nisso, podemos ver" é confusa; sugiro "Isso resulta em casos como...". A proposta de intervenção carece do detalhamento dos elementos. Por exemplo, ao mencionar o Ministério dos Direitos Humanos, detalhe como as medidas seriam implementadas. Use mais conectivos para melhorar a fluidez entre os parágrafos e ideias.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.