Um dos principais fatores para a continuidade dos desafios no que diz a respeito à igualdade entre as regiões no Brasil é a negligência governamental. O Estado, responsável por garantir os direitos previstos na Constituição de 1988, como saúde e educação, muitas vezes falha na criação de políticas públicas eficazes para resolver o problema. Segundo John Locke, o governo existe para proteger os direitos fundamentais dos cidadãos, mas, ao não cumprir essa função, prejudica-se a população. Esse descaso fica evidente em ao se observar o PIB (Produto Interno Bruto) da região norte comparada a região sudeste, agravando ainda mais a situação.
Ademais, outro fator que desencadeia a permanência de um problema em um país, é a ausência de comprometimento por parte da mídia, acerca de um impasse que deve ser minimizado quanto antes. Segundo o escritor Aldous Huxley, os fatos não se tornam inexistentes quando ignorados. Sob essa perspectiva, a ideia supracitada se amplia no âmbito nacional, de tal maneira que a mídia silencia a desigualdade entre os territórios do país, de modo que, os locais afetados por essa negligência, deixam de usufruir da igualdade e direito a todos. Dessa maneira, em razão do silenciamento das mídias de informação, o problema perdura em solo brasileiro.
Portanto, fica evidente que a negligência governamental e a omissão midiática são prejudiciais para a uma devida diminuição da falta de igualdade entre os locais do país, portanto, é necessário mudanças. Por isso, as escolas devem promover campanhas educacionais, por meio de palestras. Nesse sentido, o intuito de tal maneira é conscientizar o maior número de pessoas e, consequentemente, minimizar a desigualdade sofrida entre as diversas regiões do Brasil.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
O texto apresenta algumas falhas que podem ser corrigidas. Por exemplo, a frase "isso não ocorre no Brasil" pode ser mais específica, como "isso é frequentemente negligenciado no Brasil". Para melhorar a coesão, utilize conectores como "além disso" ou "por outro lado" para ligar as ideias entre os parágrafos. A proposta de intervenção carece de detalhes: especifique quem deve realizar as campanhas educacionais (agente) e como elas serão implementadas (meio). Isso tornará sua argumentação mais robusta e clara.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.