Avatar do usuário
Por aanAa
Quantidade de postagens
#139551
No trecho "Não gosta de pretos, nem de brancos e nem de indianos, gosto de homens sem raça, como você Kindzu" do livro Terra Sonâmbula de Mia Couto, é retratado um preconceito baseado na raça e cultura africana. Assim, de maneira analóga ao denunciado na obra é inegável os desafios para o valorização da herança africana no Brasil, visto que o tema ainda se encontra fortemente presente na sociedade. Dessa forma, é preciso discutir a respeito da intolerância religiosa com crenças de origem africana, e também sobre as maneiras como o cotidiano brasileiro é influênciado pela cultura africana.
Portanto, as constantes queimas de centros de umbanda e candomblé são exemplos de um extremo preconceito racial, religioso e cultural. A Constituição Federal assegura igualdade entre raças e crenças, porém, isto não é posto em prático, tendo em vista que diversos grupos religiosos de influência africana são discriminados, desmerecidos e taxados como inválidos, sem nenhum apoio jurídico. Está falta de apoio tanto por parte da sociedade, como com parte governamental, faz com que está intolerância religiosa continue enjagando os desafios para a valorização da herança africana.
Outrossim, outro fator pertinente são as formas como o cotidiano brasileiro foi influenciado pelos africanos, uma vez que diversas práticas do dia-a-dia vieram da África. A cultura brasileira está diretamente ligada a práticas e costumes africanos, como por exemplo no preparo de feijoada e nas tranças feitas pela raiz do cabelo. Dessa maneira, fica clara a ignorância por parte de certos grupos sociais para com a cultura africana, que mesmo tendo sido traga a força durante a colonização portuguesa para o uso de mão de obra, ainda se fez extremamente importante para a história do Brasil.
Por fim, faz de necessário que o Governo Federal, juntamente com o Sistema Judiciário Brasileiro implemente, por meio de leis federais, uma maior e mais rígida fiscalização em cima de atitudes intolerantes. Também se faz necessário que ajam punições mais adequadas e um maior apoio das vítimas de intolerância, buscando com que a população brasileira entenda e valorize a importância da herança africana para o país.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
840
pontos
Desbloquear

    O texto apresenta erros como "analóga" (analógica), "influênciado" (influenciado), e "traga a força" (trazida à força). A frase "isto não é posto em prático" deveria ser "posto em prática". Melhorar a coesão com conectivos, por exemplo, substituindo "Outrossim, outro fator pertinente são as formas como o cotidiano brasileiro..." por algo mais fluido. A proposta de intervenção está completa e detalhada.

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

No contexto brasileiro, muito se debate sobre medi[…]

Segundo a Constituição Federal, o direito a segur[…]

Desde 1500, época do descobrimento do Brasil, que […]

Desmatamento na Amazônia

As mudanças que ocorrem entre o século XVI e XX[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.