Primeiramente, é importante destacar herança histórica como uma das principais causas desse revés. A sociedade brasileira durante o período colonial foi construída sobre um viés racista e segregacionista. Por exemplo, criando políticas excludentes como a Lei de Terras de 1850, que permitia o acesso à terra apenas por meio de compra, marginalizando e excluindo povos vulnerabilizados.De forma análoga, a obra “banalidade do mal” de Hannah Arendt mostra como uma sociedade pode incorporar pensamentos e atitudes consideradas ruins, como a desvalorização da história africana sem se dar conta de seus efeitos, como a exclusão e marginalização dessa história. Logo, faz-se mister a reformulação desse comportamento social.
Por conseguinte, cabe ressaltar a má representação midiática como uma das principais consequências desse problema. Segundo o filósofo Noam Chomsky, a mídia não apenas informa, mas também molda a percepção e comportamento público, invisibilizado assuntos de relevância social. Dessa forma, a mídia constantemente relega a história e cultura africana a papéis estereotipados ou reduz sua história ou período escravocrata, por exemplo dando pouca ou nenhuma relevância a suas artes e artistas, como Luiz Gama e Maria Carolina de Jesus. Assim, mostra-se urgente a mudança do comportamento midiático, esfera social importante.
Portanto, medidas eficazes a fim de mitigar a problemática se faz importante. Desarte, cabe ao Ministério da educação ( órgão responsável por criar políticas públicas voltadas ao ensino), criar projetos educacionais por meio das escolas e redes sociais, como palestra, oficinas e concursos culturais que visem a promoção do maior conhecimento da herança africana. Outrossim, em conjunto com o governo federal deve criar políticas públicas de subsídios e incentivos fiscais a empresas que promovam projetos voltados a valorização da herança africana no Brasil. Desse modo estaremos mais próximo de uma sociedade mais justa e inclusiva.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
A redação apresenta erros gramaticais, como a falta de concordância em "é retratado uma sociedade", que deveria ser "é retratada uma sociedade". Além disso, há problemas de maiúsculas e minúsculas em títulos de obras, como "utopia" e "banalidade do mal", que deveriam estar com a inicial maiúscula. No desenvolvimento dos argumentos, o texto é claro e bem estruturado. A proposta de intervenção inclui os quatro elementos necessários, mas carece de detalhamento adicional para atingir nota máxima.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.