Ademais, percebe-se que a negligência governamental em relação aos povos indígenas, ao longo das décadas vem crescendo e chamando atenção cada vez mais na atualidade. No artigo 6° da constituição de 1988, estabelece o dever governamental de garantir saúde, educação e proteção contra qualquer forma de negligência contra suas culturas e religiões.
No entanto, é é preciso ressaltar a omissão desses problemas, a tecnologia pode ajudar o oprimir a valorização da cultura indígena, pois a tecnologia é uma ferramenta muito poderosa para aqueles que sabem desfrutar dela.
Dessa maneira, cabe ao poder público em parceria com o estado investir uma maior parcela do PIB nas culturas brasileiras. Essas são deve ocorrer através do ministério da Cultura, órgão responsável pela valorização de culturas e etnias, e assim os componentes desfrutam os direitos concedidos pela constituição.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
O texto apresenta alguns erros gramaticais, como "garantia está valorização" (deve ser "garantia da valorização") e repetições desnecessárias, como em "a tecnologia pode ajudar o oprimir". Para melhorar a clareza, reescreva frases confusas. Por exemplo: "A tecnologia pode ajudar a valorizar a cultura indígena." Além disso, organize melhor os argumentos; comece com uma introdução clara sobre a importância da cultura indígena antes de abordar as falhas do governo. Para a proposta de intervenção, detalhe mais um elemento: quem será responsável pela ação e como será feita essa parceria com o estado.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.