Primordialmente, cabe mencionar que em um país democrático, todos devem ter o direito de acesso ao benefício e auxílio social. De acordo com o filósofo Thomas Hobbes, "o Estado é responsável pela garantia do bem-estar coletivo". Todavia, isso não ocorre no Brasil devido à falta de atuação governamental para garantir que comunidades de baixa renda sejam incluídas de maneira igualitária. Gerando mais atenção a este indicador, seria possível reverter a situação.
Outrossim, é relevante destacar o perfil da população contemporânea. De acordo com o sociólogo Zygmunt Bauman, a pós-modernidade é caracterizada pelo individualismo, tendo uma forte tendência de apresentar pouca solidariedade, e com isso, uma dificuldade de se colocar no lugar do outro. Portanto, tem que haver uma mudança comportamental da coletividade para que consigam se mobilizar, transformar a realidade e culminar esse imbróglio. Pois não é apenas o papel do Estado garantir acessibilidade a herança para que a mesma não perca sua prioridade no Brasil, mas também dever de todos os indivíduos lutarem por seus direitos com o fito de que haja igualdade.
Infere-se, por conseguinte, que medidas devem ser tomadas para reverter o quadro atual. Como garante o artigo 5º da Constituição Federal, assegurar a dignidade e os direitos de todos é essencial para um corpo coletivo justo e igualitário. Sendo assim, o Ministério da Cidadania juntamente com o Governo Federal deve, por meio de verbas governamentais, criar um programa que tenha como objetivo criar leis rigorosas contra o racismo, a intolerância religiosa e a valorização de temas como esse no país, a fim de reduzir a desigualdade em comunidades pobres do país e disponibilizar acesso a todos os cidadãos, conservando e preservando o corpo social.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
O texto apresenta erros como "pais" em vez de "país", falta de conectivo ao iniciar uma frase com "Pois" e uso incorreto da palavra "herança" sem artigo definido. Sugere-se corrigir para "pelo país", usar conectivos como "Portanto," no início da frase, e reformular para “a herança africana”. A proposta de intervenção carece de detalhamento; sugere-se especificar o papel do Ministério e Governo na implementação das leis mencionadas.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.