Avatar do usuário
Por GuiPresti89
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#122643
O seriado estadunidense “Glee” tem como um de seus protagonistas o professor de coral Will Schuester, caracterizado por ajudar jovens amantes da arte a seguirem a carreira que realmente almejam. Apesar do personagem exemplificar o papel crucial do educador na formação pessoal de indivíduos, nota-se, na sociedade brasileira atual, uma grave desvalorização do trabalho docente. Dessa forma, faz-se extremamente necessário discorrer sobre esse tema, haja vista sua grande relevância social.
Inicialmente, pode-se afirmar que a inobservância de princípios estabelecidos pela legislação contribui para a persistência dessa problemática. Conforme estabelece o artigo 67 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, os sistemas de ensino promoverão a valorização de profissionais da educação, assegurando-lhes, por exemplo, piso de remuneração e condições adequadas de trabalho. Contudo, na prática, sabe-se que isso não ocorre, pois, além dos professores disporem de poucos recursos para exercerem sua função, há também a sobrecarga dos mesmos, já que precisam trabalhar mais para terem suas necessidades básicas satisfeitas.
Concomitantemente, observa-se que a carência de políticas voltadas ao reconhecimento de trabalhadores da área de ensino impacta socialmente o país. Em agosto de 2023, docentes de escolas técnicas do estado de São Paulo entraram em greve para reivindicar reajustes salariais que não ocorriam há anos. Embora a causa fosse compreensível, alguns estudantes ficaram sem aulas, o que comprometeu a aprendizagem desses. Assim, é possível constatar que uma educação de qualidade é alcançada somente quando os educadores são devidamente reconhecidos, tal como prevê o objetivo 4 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
Em virtude dos argumentos apresentados, conclui-se que a negligência para com a docência do país requer solução. Para tanto, cabe ao Ministério da Educação (MEC), em parceria com a pasta do Trabalho, planejar e implantar uma reforma estrutural que vise melhorar a experiência profissional de docentes. Financiada com verbas públicas, a execução das mudanças será feita através da colaboração entre estados e municípios. Dentre as medidas propostas, estão o aumento do piso salarial dos professores e o envio de recursos que os mesmos necessitem para ensinar. Apenas assim, educadores como Will Schuester terão solo fértil para se desenvolver.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear

Oie! Sua redação está bem estruturada, porém perce[…]

O sociólogo filosofo Polonês Zygmunt Bauman retrat[…]

Preconceito étnico

O Brasil têm grande parte da sua população com des[…]

A Constituição Federal Brasileira – lei Fundamenta[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.