Além disso, vale ressaltar que a expulsão de populações vulneráveis, devido à valorização imobiliária, ainda ocorre na vida urbana. Segundo "Milton Santos", geógrafo brasileiro que criticava a "cidade para poucos", o espaço urbano é dominado pelo capital e exclui os mais pobres. Tais questões continuam trazendo esses impactos.
Ademais, a crise habitacional evidencia a desigualdade nas cidades e a falta de planejamento urbano eficiente. No Brasil, segundo a Fundação João Pinheiro, há um déficit de 5,8 milhões de moradias, enquanto milhares de imóveis vazios permanecem sem uso, muitas vezes não por falta de demanda, mas por interesses do mercado imobiliário.
Portanto, em virtude dos fatos citados a respeito da vida urbana, percebe-se que medidas são necessárias para a ampliação da regularização e urbanização das favelas. Cabe à prefeitura e aos programas habitacionais federais investir na infraestrutura das comunidades, como o financiamento pelo Minha Casa, Minha Vida, a fim de reduzir a especulação imobiliária e mais moradias acessíveis.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
A redação apresenta alguns erros gramaticais, como o uso inapropriado de aspas em "O Cortiço" e "Milton Santos". Corrija para 'na obra O Cortiço' e 'segundo Milton Santos'. Além disso, a frase "trazendo esses impactos" é vaga; sugira especificar quais impactos. Para melhorar a coesão, substitua "Contudo" por um conectivo mais apropriado como "Por exemplo". A proposta de intervenção está completa e bem detalhada.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.