Avatar do usuário
Por Jlevis
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#119578
Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, caracterizada pela ausência de mazelas sociais. No entanto, o que se verifica na atual conjuntura brasileira é o oposto do que o autor prega, uma vez que a permanência da violência contra os idosos compromete a harmonia coletiva nacional. Esse cenário antagônico é fruto da negligência governamental e da ausência de debates na mídia.

Em primeiro plano, constata-se que o desserviço estatal é uma das principais causas dos maus tratos contra idosos. Nesse contexto, o filósofo Zygmund Bauman criou a expressão “Instituições Zumbis”, a qual diz respeito ao fato de que algumas instituições, como o Estado, não cumprem sua função social de forma efetiva. Nessa ótica, tal teoria é observada no contexto brasileiro, uma vez que o Poder Público tem sido ineficaz na fiscalização da integridade física e mental dessa comunidade. Dessa forma, tendo em vista que grande parcela dos crimes contra anciãos ocorre dentro do próprio núcleo familiar, a ausência de acompanhamento das residências e de instituições que abrigam esses cidadãos fomenta a permanência e a impunidade dessa prática criminosa. Diante disso, fica evidente que devido à omissão da máquina pública a problemática é agravada no meio social.

Outrossim, a carência de discussões acerca do tema também é um dos motivadores do impasse. Nesse sentido, segundo o sociólogo Karl Marx, em sua teoria do “Silenciamento dos Discursos”, certos temas são omitidos na sociedade a fim de se ocultar as mazelas sociais. Sob essa perspectiva, na realidade contemporânea, a visão do autor pode ser aplicada quanto à violência contra os idosos, porquanto assuntos como os direitos previstos pelo Estatuto do Idoso e os tipos de abusos aos quais esses indivíduos podem ser submetidos pouco são debatidos na mídia. Dessa maneira, como resultado da falta informações acerca do tema, o tecido civil torna-se incapaz de identificar e denunciar essa prática criminosa, contribuindo para subnotificação dos casos. Desse modo, devido à ausência de visibilidade dada à questão, o fenômeno se mantém no Brasil.

Portanto, faz-se imprescindível a tomada de medidas resolutivas quanto à questão dos maus tratos contra pessoas idosas no Brasil. Para isso, compete ao Tribunal de Contas da União direcionar capital que, por intermédio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, será investido na realização de políticas de fiscalização periódicas, pelos Centros de Referência de Assistência Social locais, em residências nas quais vivam cidadãos acima de 60 anos a fim de coibir abusos sofridos por eles, garantindo assim sua integridade física, econômica e mental.[/list]
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Comentários
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido

No filme 365 dias exibido na plataforma netflix, e[…]

Obesidade Infantil: Uma Questão Crítica de Saúde P[…]

Problemas mentais

O cenário vigente em que estamos vivendo, não só n[…]

Este universo é finito, seus recursos, finitos, é […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.