Avatar do usuário
Por imilly
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#120451
Nos últimos anos, o Brasil passou por diversos avanços sociais, científicos e políticos, o que contribuiu para o desenvolvimento de alguns setores. No entanto, o desafio a violência contra os idosos no Brasil, ainda configura um grave problema social que precisa ser resolvido. Nesse contexto, é preciso analisar a negligência governamental e o silenciamento social.

Nessa lógica, vale destacar a ideia do Filósofo Aristóteles, em seu livro "Ética a Nicomaco", que o principal objetivo da política é garantir a felicidade dos cidadãos. Entretanto, percebe-se que essa tese não se aplica na questão do desafio da violência contra os idosos, visto que, apesar de existir leis e repasses de recursos, ela ainda é ineficaz para garantir o acesso aos serviços, sendo necessário ampliar os investimentos. Assim, sem o comprometimento do poder estatal em aplicar políticas públicas para solucionar o impasse, percebe-se que a ideia de bem-estar, da qual defende o filósofo, não se materializa no país, por isso, a resolução do cenário é praticamente quimérica.

Ademais, pode-se considerar o silenciamento social como fator coadjuvante entre tal problemática. Nesse sentido, a escritora Martha Medeiros diz, em uma de suas obras, sobre a falta de debate social, afirmando que o indivíduo silencia aquilo que ele não quer que venha à tona. Desse modo, é notório a relação da afirmação da autora e a questão do desafio de combater o preconceito linguístico, já que o Estado brasileiro mantém essas questões silenciadas, pois seu debate trará exposição de muitos reveses e fundamentação de incontestáveis consequências, as quais seus responsáveis não demonstram capacidade para solucionar.

Portanto, medidas são necessárias para solucionar tal problema. Sendo assim, o Ministério da Educação, órgão do Governo Federal brasileiro, responsável pela política nacional de ensino, por meio de escolas e universidades, deve criar projetos socioeducativos como palestras e debates para promover a capacitação social acerca da importância a violência contra os idosos no Brasil . Tais eventos devem ter alcance nacional com transmissões ao vivo na televisão e redes sociais, para que se apresentem as principais questões do tema. Espera-se, dessa forma, que o problema seja minimizado, e que a população possa estar inteirada sobre o assunto. Desse modo, forma o impasse deixará de ser uma pedra presente no caminho da sociedade.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear

O filme "Orfeu Negro" de 1959, dirigido […]

Na série Adolescência, a trama acompanha a históri[…]

De acordo com a Constituição Federal, promulgada e[…]

Eiii! Gostei de como você destacou os desafios que[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.