Entretanto, no campo prático, essa tecnologia nos permite melhores condições na comunicação, trabalho, e , sobretudo, na educação. Isso se explica porque automatiza gerando agilidade na realização de tarefas. Por exemplo, ,na produção de provas, atividades interativas, favorecendo os professores e alunos, possibilitando uma aprendizagem mais dinâmica. Desta forma, essa ferramenta, utilizada de forma responsável, destaca-se por melhoria nos estudos de forma flexível.
Contudo, essa inovação tecnológica também gera desafios significativos para os adolescentes. O uso inadequado desse meio digital, pode gerar impactos emocionais, sociais e na autoestima. Segundo a Organização da Saúde (OMS), "o uso excessivo de dispositivos móveis está correlacionado ao aumento da ansiedade entre adolescentes, reforçando a necessidade de um uso responsável". Torna - se conhecimento que o uso desse recurso tecnológico, deve ser feita de maneira consciente, essa mudança resultará em um melhor desenvolvimento pessoal e em relações.
Portanto, para reduzir os casos de abalo emocional pelo mau uso do celular por adolescentes, o Poder Público, por meio do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), deve promover campanhas de conscientização em parceria com as escolas. Além disso, é necessário a criação de Grupos de apoio para Crianças e Adolescentes abalados emocionalmente ou que sofreram algum tipo de abuso por meio da internet. Desse modo, será possível um ambiente digital mais seguro e responsável para o uso saudável desse recurso virtual.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Erros: Norma padrão com alguns deslizes (ex.: “sociedade Brasileira”, vícios de pontuação, excesso de vírgulas, uso de maiúsculas em títulos). Trecho sugerido: “Na narrativa do filme Não Posso Viver Sem Você, evidencia-se que o uso excessivo do celular..., prejudicando as relações interpessoais.” Coerência: alterna entre ideias sem conectivos consistentes em alguns momentos. Recomendações: usar conectivos (= Contudo, além disso, logo) para articular as ideias; manter o foco no tema. Intervenção: detalhar quem faz o quê, como, onde e por quê; sugerir ações concretas com prazos e metas (ex.: campanhas de X, avaliações de impacto).
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.