Por lais458
Tempo de Registro Quantidade de postagens
O artigo 227 da Constituição Federal do Brasil, conforme o ECA, garante prioridade absoluta às crianças e jovens, assegurando-lhes direitos fundamentais como saúde, educação, lazer e convivência familiar. No entanto, a realidade brasileira não corresponde plenamente ao que está estabelecido no documento federativo, evidenciando o abandono paterno no Brasil. Nesse contexto, é crucial examinar as causas subjacentes dessa situação: dificuldades financeiras e despreparo psicológico.

Inicialmente, é válido ressaltar que as adversidades financeiras são uma das principais fragilidades desse cenário. Conforme pesquisas realizadas pelo IBGE em 2015, a conjuntura do país revela que 11 milhões de mães solo precisam sustentar a casa e cuidar de seus filhos sem ajuda do genitor. Em paralelo, esse quadro se agrava ainda mais pela falta de assistência das políticas públicas, na qual deveria auxiliar essas mulheres tanto financeiramente quanto psicologicamente. Em vista disso, a precariedade do mercado de trabalho muitas vezes se nega a proporcionar condições adequadas na qual elas possam conciliar emprego e responsabilidades familiares, deixando-as sem alternativas tendo que aceitar empregos informais e de baixa remuneração, no qual não oferecem estabilidade nem benefícios. Dessa forma, as mães solo enfrentam uma dupla jornada, impactando negativamente a sua qualidade de vida e a dos seus filhos.

Além disso, é crucial destacar que o despreparo psicológico da criança é outro fator presente diante do afastamento do genitor. De acordo com estudos de Freud, o pai desempenha um papel crucial na formação do superego, responsável pelos padrões morais e éticos da personalidade e com sua ausência torna tudo mais desafiador. Nessa perspectiva, a carência paterna gera vulnerabilidades, deixando os jovens desamparados emocionalmente, sem uma figura de apoio, resultando em problemas de autoestima e dificuldades acadêmicas e profissionais futuras. Dessa maneira, diante dessas concepções, percebe-se que a mãe sofre ao educar as crianças as quais passam por esse tipo de circunstância, contribuindo para mantê-las seguras e livres de contrariedades da sociedade atual. Por conseguinte, é perceptível que o distanciamento paterno pode ter consequências profundas e multifacetadas na vida das crianças e adolescentes.

Portanto, fica evidente a necessidade de mudanças no cenário de abandono paterno. Diante disso, o Ministério de Assistência Social deve adotar medidas, tais como a criação de programas de assistência financeira destinados às mães solteiras em situação de vulnerabilidade. Tal auxílio financeiro teria o poder de incluir, subsídios para creches e contribuição alimentar. Ademais, o Ministério da Família tem de elaborar campanhas psicológicas nas escolas, visando oferecer suporte às crianças e jovens o qual passam dificuldades emocionais devido a essa conjuntura. Com isso, poderiam inserir sessões de aconselhamento individual e em grupo focadas no desenvolvimento emocional. Somente assim, o Brasil poderá se aproximar do pleno cumprimento do artigo 227 da Carta Magna, garantindo um ambiente mais saudável e acolhedor.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Por Caiunao
Tempo de Registro Quantidade de postagens
E aí, lais? Beleza?
Bom, vim te mostrar a minha análise da sua redação sobre ABANDONO PATERNO NO BRASIL.
Segue o link de acesso:
https://www.mediafire.com/file/a8qmxi8z ... 4.pdf/file

Bom, não tem como eu te entregar uma super correção detalhada, instruída e completa aqui no site, tanto pelos limites próprios dessas formas de comentários quanto pelo fato de que toma tempo, trabalho e etc.
Mas, de qualquer forma, desejo te ajudar e responder seu pedido de correção.
Vou fazer, então, comentários simples justificando as penalizações para você não ficar perdida. Quero antes pontuar que tentei fazer uma correção rígida e que, provavelmente, o ENEM não pegaria tão fundo assim.

COMPETÊNCIA 1:
Mais de dois desvios gramaticais, que é o limite estabelecido para alcançar a nota máxima na competência.

COMPETÊNCIA 2:
Tem pelo menos um repertório bem utilizado (na verdade os 3 foram), parabéns! No entanto, eu de verdade senti uma falta do tema em si. Você falou muito sobre as mães solo, mas o tema, por mais que se associasse, não era esse. O tema era o abandono paterno. Eu não tiraria ponto justamente porque, apesar de não ser a abordagem exata do tema, essa questão tem certa associação com o cenário. Mas, no fim, acabei tirando ponto porque você não explicou, aprofundou e debateu sobre o tema foco, tanto que na introdução eu pontuei o salto argumentativo que você infelizmente deu da realidade brasileira não ser condinzente com a legislação e o fato disso evidenciar o abandono paterno. Ao menos na minha visão, não há uma relação lógica tão direta que não seja necessário explicar, entende? Então, essa ausência de ligação justo na apresentação do tema me fez pontuar uma abordagem incompleta dele e, consequentemente, tirar 40 pontos dessa comp
COMPETÊNCIA 3:
Ao contrário do que acabei de falar, senti que sua argumentação foi bem desenvolvida e progressiva no decorrer dos argumentos (mesmo que, como eu disse, não senti o tema tão presente neles), mas as falhas que seu projeto de texto apresentou levaram a uma pequeniníssima penalização. São elas:
- A contradição na introdução e nos desenvolvimentos, pois o leitor esperava, segundo o que foi dito antes, duas causas do ABANDONO PATERNO NO BRASIL a serem apresentadas. Contudo, só são encontradas consequências desse cenário.
- Eu, particularmente, acho que os tópicos frasais dos dois argumentos poderiam ter sido mais claros, mais diretos, mais sintetizadores quanto à argumentação em si.
COMPETÊNCIA 4:
Seus operadores argumentativos estão super adequados e bem utilizados. No entanto, as retomadas que você fez apresentaram muitos desvios, como a troca de "os quais" por "nos quais" (e suas variações). Mas o que levou à perda de pontos na competência foi porque você apresentou certa dificuldade em fazer essas retomadas evitando repetições, se você for olhar bem, quase todas as vezes que um elemento foi substituído por outro você usou o termo "os quais" ou "nos quais". Pouquíssimos usos de outras ferramentas de coesão, como elipses, hiperônimos, sinônimos, pronomes pessoais e etc.
COMPETÊNCIA 5:
Confesso que nessa eu me senti bem confuso quanto à nota que deveria atribuir. O que se avalia aqui é uma proposta que apresente 5 elementos exigidos (agente / ação / meio / objetivo / detalhamento)
Você apresenta 2 propostas, a primeira sem objetivo e sem meio, enquanto a segunda não possui meio e nem detalhamento. É comum, infelizmente, a subjetividade do corretor fazer com que percamos pontos nessa competência quando não deixamos bem evidentes cada elemento. Para isso, é recomendado uso de conectivos que explicitem ao máximo os elementos na sua proposta, vou deixar aqui alguns exemplos:
Agente - você já sabe bem como evidenciar o agente, não tem muito segredo também.
Ação - você também fez bem aqui.
Meio - "por meio de" é um bom operador pra marcar esse elemento.
Objetivo - "a fim de" é um bom operador aqui.
Detalhamento - aqui tem muitas formas de fazer, sugiro pesquisar um pouco sobre em vídeos no YouTube.

Espero ter te ajudado, a correção deu trabalho mas creio que te auxiliará! Deus te abençoe! Se possível, gostaria de um feedback seu sobre essa análide, tmjjj
0
Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
Caiunao escreveu:E aí, lais? Beleza?
Bom, vim te mostrar a minha análise da sua redação sobre ABANDONO PATERNO NO BRASIL.
Segue o link de acesso:
https://www.mediafire.com/file/a8qmxi8z ... 4.pdf/file

Bom, não tem como eu te entregar uma super correção detalhada, instruída e completa aqui no site, tanto pelos limites próprios dessas formas de comentários quanto pelo fato de que toma tempo, trabalho e etc.
Mas, de qualquer forma, desejo te ajudar e responder seu pedido de correção.
Vou fazer, então, comentários simples justificando as penalizações para você não ficar perdida. Quero antes pontuar que tentei fazer uma correção rígida e que, provavelmente, o ENEM não pegaria tão fundo assim.

COMPETÊNCIA 1:
Mais de dois desvios gramaticais, que é o limite estabelecido para alcançar a nota máxima na competência.

COMPETÊNCIA 2:
Tem pelo menos um repertório bem utilizado (na verdade os 3 foram), parabéns! No entanto, eu de verdade senti uma falta do tema em si. Você falou muito sobre as mães solo, mas o tema, por mais que se associasse, não era esse. O tema era o abandono paterno. Eu não tiraria ponto justamente porque, apesar de não ser a abordagem exata do tema, essa questão tem certa associação com o cenário. Mas, no fim, acabei tirando ponto porque você não explicou, aprofundou e debateu sobre o tema foco, tanto que na introdução eu pontuei o salto argumentativo que você infelizmente deu da realidade brasileira não ser condinzente com a legislação e o fato disso evidenciar o abandono paterno. Ao menos na minha visão, não há uma relação lógica tão direta que não seja necessário explicar, entende? Então, essa ausência de ligação justo na apresentação do tema me fez pontuar uma abordagem incompleta dele e, consequentemente, tirar 40 pontos dessa comp
COMPETÊNCIA 3:
Ao contrário do que acabei de falar, senti que sua argumentação foi bem desenvolvida e progressiva no decorrer dos argumentos (mesmo que, como eu disse, não senti o tema tão presente neles), mas as falhas que seu projeto de texto apresentou levaram a uma pequeniníssima penalização. São elas:
- A contradição na introdução e nos desenvolvimentos, pois o leitor esperava, segundo o que foi dito antes, duas causas do ABANDONO PATERNO NO BRASIL a serem apresentadas. Contudo, só são encontradas consequências desse cenário.
- Eu, particularmente, acho que os tópicos frasais dos dois argumentos poderiam ter sido mais claros, mais diretos, mais sintetizadores quanto à argumentação em si.
COMPETÊNCIA 4:
Seus operadores argumentativos estão super adequados e bem utilizados. No entanto, as retomadas que você fez apresentaram muitos desvios, como a troca de "os quais" por "nos quais" (e suas variações). Mas o que levou à perda de pontos na competência foi porque você apresentou certa dificuldade em fazer essas retomadas evitando repetições, se você for olhar bem, quase todas as vezes que um elemento foi substituído por outro você usou o termo "os quais" ou "nos quais". Pouquíssimos usos de outras ferramentas de coesão, como elipses, hiperônimos, sinônimos, pronomes pessoais e etc.
COMPETÊNCIA 5:
Confesso que nessa eu me senti bem confuso quanto à nota que deveria atribuir. O que se avalia aqui é uma proposta que apresente 5 elementos exigidos (agente / ação / meio / objetivo / detalhamento)
Você apresenta 2 propostas, a primeira sem objetivo e sem meio, enquanto a segunda não possui meio e nem detalhamento. É comum, infelizmente, a subjetividade do corretor fazer com que percamos pontos nessa competência quando não deixamos bem evidentes cada elemento. Para isso, é recomendado uso de conectivos que explicitem ao máximo os elementos na sua proposta, vou deixar aqui alguns exemplos:
Agente - você já sabe bem como evidenciar o agente, não tem muito segredo também.
Ação - você também fez bem aqui.
Meio - "por meio de" é um bom operador pra marcar esse elemento.
Objetivo - "a fim de" é um bom operador aqui.
Detalhamento - aqui tem muitas formas de fazer, sugiro pesquisar um pouco sobre em vídeos no YouTube.

Espero ter te ajudado, a correção deu trabalho mas creio que te auxiliará! Deus te abençoe! Se possível, gostaria de um feedback seu sobre essa análide, tmjjj
Oi, @lais458.
Assino embaixo da correção do @Caiunao.
Na C2, também achei que o tema poderia ser abordado de maneira mais evidente, mas não descontei pontos.
Na C5, considerei a última frase um detalhamento por efeito do efeito.
De resto, concordo 100%.
0

Chamanda Adichie afirma que a mudança do "sta[…]

"Ensaios sobre a segueira" trata a invis[…]

No filme ‘Que Horas Ela Volta?’ (2015), de Anna Mu[…]

Na série "Atypical", da Netflix, retrata[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.