Avatar do usuário
Por DaviHudson
Quantidade de postagens
#128484
Em sua obra "Ensaio sobre a cegueira", o escritor português José Saramago descreve uma cidade fictícia na qual, paulatinamente, as pessoas vão ficando cegas, Na trama, o autor usa dessa alegoria para criticar a falta de altruísmo e cooperação no mundo contemporâneo, em que os indivíduos se preocupam cada vez menos com o bem-estar coletivo. Ao transpor a ficção e analisar a atual conjuntura brasileira, percebe-se que a obra exemplifica a realidade vivenciada no país, uma vez que reduzir a mortalidade decorrente do aborto ilegal de mulheres no Brasil representa um cenário que não recebe a devida atenção. Nesse contexto, deve-se analisar como a negligência estatal e o tabu enraizado na sociedade impulsionam tal problemática, com o intuito de solucioná-la.

Diante desse cenário, nota-se a inoperância governamental como fator agravante do aborto ilegal no Brasil. De acordo com o geógrafo Milton Santos, em seu texto "As Cidadanias Mutiladas", a cidadania atinge a plenitude de sua eficácia quando os direitos do corpo social, em sua totalidade são homogeneamente desfrutados. Todavia, no contexto hodierno, a passividade do Estado distancia as mulheres dos direitos constitucionalmente garantidos, à medida que a procura por clínicas clandestinas para o aborto aumenta. Dessa forma, enquanto a máquina pública negligenciar suas responsabilidades, o problema perdurará e os direitos dos cidadãos continuarão a ser mutilados de forma sistemática.

Ressalta-se, ademais, que o preconceito e a intolerância ao se falar em aborto potencializa esse cenário. Nesse viés, segundo o filósofo político Jean Jacques, em seu livro "O Contrato Social", o homem nasce livre, mas por toda parte encontra-se acorrentado. Por conseguinte, a imposição de ideais impedem que mudanças aconteçam e fomentam o estigma banal sobre os direitos das mulheres. Diante de tal exposto, mantem-se o quadro de ausência de ações efetivas no que tange à reversão desse contexto, fragilizando com isso, a cidadania plena no país. Dessa forma, é imprescindível combater o preconceito, visto que é uma das causas fundamentais do problema.

Dessa forma, denota-se a urgência de propostas governamentais que alterem esse quadro. Portanto, cabe ao Estado - em sua função de promotor do bem-estar social - crie leis que viabilizem o direito de abortar no país, por meio de convenções parlamentares. Tal ação terá finalidade de reduzir a mortalidade por clínicas clandestinas. Além disso, os grandes canais de comunicação devem divulgar a importância da descriminalização do aborto, para que, assim, a intolerância seja exígua. Logo, à luz da perspectiva de Saramago, poderemos mitigar a cegueira moral que permeia essa questão.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Avatar do usuário
Por lais458
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#128510
Introdução:
- Sua introdução está bem construída ao estabelecer uma relação entre a obra de Saramago e o tema proposto. Porém, seria interessante apresentar com mais clareza qual será o ponto central da sua argumentação.

Desenvolvimento:
- No primeiro parágrafo do desenvolvimento, você aborda a inoperância governamental como fator determinante para o aumento do aborto ilegal no Brasil. É fundamental exemplificar com dados estatísticos ou informações concretas que evidenciem essa realidade.

- No segundo parágrafo do desenvolvimento, ao tratar do preconceito e intolerância em relação ao aborto, seria relevante explorar um pouco mais as consequências desse cenário na vida das mulheres brasileiras.

Proposta de intervenção:
- Sua proposta de intervenção é adequada ao sugerir que o Estado promova leis que viabilizem o direito ao aborto no país e também destaque a importância da divulgação dessa informação pelos meios de comunicação. Entretanto, poderia detalhar um pouco mais os possíveis impactos positivos dessas medidas.

Conclusão:
- Em sua conclusão, reforce os principais pontos discutidos ao longo do texto e faça uma síntese dos argumentos apresentados.

Coerência textual:
- Procure manter uma maior coesão entre as ideias apresentadas em cada parágrafo para garantir uma progressão lógica e fluida na argumentação.

Em geral, sua redação possui bons elementos estruturais e argumentativos necessários para atender aos critérios exigidos pelo Enem. Continue praticando a escrita e busque sempre diversificar seus repertórios sociocultural e linguístico para enriquecer ainda mais suas produções textuais! Parabéns pelo esforço!
0
Avatar do usuário
Por DaviHudson
Quantidade de postagens
#128536
Muito obrigado pela impecável correção @lais458
0
Avatar do usuário
Por Felpz
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#128579
@DaviHudson

Introdução:
1- Evite usar jargões populares;
2- Evite usar advérbios terminados em "mente", deixa a sua redação menos formal;
3- Use o acento somente após um ponto e se for lugar ou nomes próprios;
4- Use conectivos, ajuda a amarrar sus redação;
5- Depois dos argumentos é sempre bom dar uma prévia do que o governo, estado precisa fazer em relação ao tema abordado;
6- Introdução justa.

Desenvolvimentos:
1- Usou bem os conectivos;
2- Use mais conectivos;
3- No final do desenvolvimento você pode colocar sua opinião sobre o assunto, seguindo as regras;
4- Tente trazer dados/estatísticas verdadeiras sobre o argumento, para enriquecer sua redação;
5- Cuidado ao usar IA no seu aprendizado.

Conclusão:
1- Sempre que for colocar o agente faça nesse modelo: [Agente] deve tomar medidas para que [tal coisa aconteça];
2- Mas foi boa a conclusão.

Tamo junto e foco no sucesso.
0
Avatar do usuário
Por DaviHudson
Quantidade de postagens
#128653
Muito obrigado pela correção @Felpz. Irei adotar essas dicas!!!
0

A matriz africana,no Brasil vem sofrendo desedalha[…]

A Constituição Federal de 1988 — lei suprema e fun[…]

saúde mental na sociedade moderna

Zygmunt Bauman defende que " vivemos tempos l[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.