Avatar do usuário
Por alunxbkw
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#99091
O filme "Extraordinário" dirigido por Stephen Chbosky, retrata as dificuldades sofridas pelo protagonista, Auggie Pullman, devido a sua deficiência. Em analogia ao filme, nota-se que no Brasil há uma grande falha no que diz respeito à acessibilidade para deficientes nos transportes públicos e que é indubitável que isso causa um retrocesso social para a nação. Tal fator pode ser causado, principalmente, pela inoperância estatal e a superlotação dos ônibus e metrôs.

Em primeiro plano, cabe observar a inoperância estatal como um dos principais fatores que agravam este viés. Em visão de tal fato, muitos transportes coletivos apresentam uma ineficácia, onde os mesmos não funcionam e os que estão em funcionamento mostram falhas, como assentos quebrados e sem saneamento básico. Segundo uma pesquisa do IBGE, 88,2% dos meios interurbanos de alguns municípios, possuíam adaptação parcial ou nula para os deficientes. O artigo 5 da Constituição Federal, diz que todos devem ter direito à mobilidade urbana e que é dever do estado estabelecer tal "promessa", mas é perceptível que na teoria tal dever não é cumprido e pode ser percebido no dado acima.

Ademais, na novela "Poliana" da emissora de televisão SBT — Sistema Brasileiro de Televisão —, o personagem Bento é portador de uma deficiência motora e tem dificuldades de executar suas atividades diárias. Paralelamente, pode-se afirmar que um dos problemas enfrentados, não só por Bento, mas como para os demais deficientes, é o superlotamento dos ônibus e metrôs, sendo causado pela indisponibilidade da quantidade necessária desses meios de locomoção para a população.

Portanto, são necessárias medidas, a fim de amenizar o impasse até seu revertimento total. É dever do Governo Federal juntamente ao Ministério da Infraestrutura, elaborar um projeto através de uma lei, que seja obrigatório a implementação de meios inclusivos nos transportes públicos. É dever do estado, também, aumentar a circulação de ônibus e metrôs em vias públicas através de investimentos, para que a realidade sofrida pelos personagens Auggie Pullman e Bento, não seja "normal" nem na ficção, nem na realidade.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear

A Constituição Federal de 1988, assegura, em seu a[…]

Uma perspectiva que muitos olham e poucos acolhem […]

Redação ENEM 2024

Na obra literária, “O Cortiço”, de Aluísio Azevedo[…]

Na obra utopia do escritor inglês Thomas More é re[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.