Acerca da falta de acesso à justiça por grande parte da população brasileira, os noticiários são uníssonos ao afirmar que o tamanho continental do país contribua par deixar alijada a parcela da população residente nas áreas mais remotas do território nacional. Entretanto, uma analise mais cuidadosa pode revelar que este não é o único impedimento encontrado pela maioria dos brasileiros no que se refere ao pleno gozo desse direito.
No que tange o acesso à prestação jurisdicional, é imprescindível que o detentor desse direito saiba que o detém e principalmente quando e em quais hipóteses pode se valer dele, Não encontrando barreiras ou embaraços em razão da sua condição social ou economia, e menos ainda, em relação ao seu adversário na lide perante a justiça.
Diante da obstaculização que a falta de acesso à informação, conscientização dos próprios direitos e exorbitantes valores de custas processuais, por vezes com entraves subjetivos à concessão do beneficio da justiça gratuita, é necessário que seja repensada a politica em torno da prestação jurisdicional a todo cidadão conforme previsto constitucionalmente, culminando no acesso irrestrito de todo aquele que carece da intervenção judicial, para que não corramos o risco de tornar a justiça acessível apenas em sua linguagem, pois mais importante do que as palavras usadas na decisões proferidas, é que elas atendam àqueles a que à justiça recorrem.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Competência 1: Há erros como "par" em vez de "para", problemas de concordância verbal como "contribua", uso incorreto de crase ("àqueles a que à justiça recorrem") e outros de pontuação em "ele, Não" e "economia, e". Sugiro revisar a gramática e ortografia.
Competência 2: O tema é abordado adequadamente, mas a conclusão poderia amarrar melhor as ideias propostas.
Competência 3: As ideias são apresentadas, mas a defesa do ponto de vista carece de exemplos concretos.
Competência 4: Falta progressão de ideias em alguns trechos; uso de conectivos como "além disso" e "portanto" ajudaria.
Competência 5: A proposta carece de detalhamento, como especificar os agentes responsáveis por repensar políticas de acesso à justiça.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.