Avatar do usuário
Por Katsmoking
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#87463
MODELO: Concurso (sem proposta de intervenção, ou seja, sem AÇÃO, MODO, AGENTE, EFEITO e DETALHAMENTO)

TEMA (AFA 2021): Acontece que dá para levar vantagem em tudo sem fazer com que os outros saiam em desvantagem.

Título: As raízes do oportunismo no Brasil

Em uma entrevista, o ex-jogador da Seleção Brasileira de Futebol, Gérson de Oliveira, afirmou gostar de levar vantagem em tudo. Duramente criticado nas redes sociais, fora taxado como oportunista pela sua fala. Consoante a isso, se tornou íntegro no Brasil a ideia de que o ganho de um cidadão estaria diretamente ligado à desvantagem do outro. Entretanto, é de suma importância a compreensão da definição do oportunismo e dos empecilhos do passado na previsão dos acontecimentos contemporâneos.

Em primeira análise, o dicionário de Oxford, define oportunismo como sendo a habilidade de tirar proveito das circunstâncias. Dessa maneira, levar vantagem em algo se tornou um termo politicamente incorreto, a sociedade compreende o sucesso de poucos como o motivo para o fracasso de muitos, por exemplo, a Volkswagen em 1960 lançou um carro com teto solar, as vendas caíram após ter ganho a conotação de “carro de chifrudo”. Portanto, o oportunismo em levar vantagem foi incorporado por quem leu/ouviu e não por quem escreveu/disse.

Em segunda análise, segundo o célebre sociólogo, Sérgio Buarque de Holanda, o brasileiro carrega consigo fortes traços do seu passado. Nesse sentido, é possível analisar que na história do Brasil há diversos casos de oportunismo, como, por exemplo, no domínio das capitanias hereditárias frente aos habitantes que já viviam sob à terra, expulsando-os e tomando posse daquilo que os pertencia. Dessa forma, o cidadão brasileiro possui viés ético que o faz pensar que sempre sairá na desvantagem.

De modo a sintetizar a relação de tomar vantagem em tudo sem fazer com que os outros saiam em desvantagem, se torna evidente aquilo que o brasileiro considera como certo, porém não compreende os reais motivos para tal. Não restam dúvidas de que, a mentalidade brasileira está direcionada a ter o oportunismo como a causa de inseguranças devido a raízes de seu passado.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Avatar do usuário
Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador
#87546
Boa tarde, @Katsmoking. Gostaria de te dar algumas dicas via WhatsApp - às vezes explicar por áudio é mais fácil do que explicar por escrito. Caso tenha interesse, me chame lá. Meu celular é (11) 99621-2245.
0
Avatar do usuário
Por Katsmoking
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#87550
Boa tarde @Felipe082, mas é claro que sim, estou enviando agora!
0
Avatar do usuário
Por BrasX
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#108456
No trecho da canção "A Vida é Desafio" do grupo Racionais Mc's, "Quero vencer sem pilantrar com ninguém" o rapper Edi Rock se compromete a obter o sucesso sem prejudicar as outras pessoas. No entanto, percebe-se que esse feito é improvável, uma vez que a sociedade foi tomada pelo oportunismo, oque atrapalha a conclusão de conquistas coletivas. Sob esse viés, convém analisar as causas dessa problemática: As raízes históricas de abuso moral e liquidez da modernidade.

Em primeira análise, vale salientar que, desde os primórdios do país, já se levava vantagem em prejuízo de outros, sobretudo na escravidão. Nesse viés, durante o ciclo da cana-de-açúcar, milhões de escravos foram utilizados como mão-de-obra nos canaviais em benefícios dos senhores de terra. Sob essa perspectiva, observa-se que o oportunismo ficou enraizado no país, uma vez que a bipolarizaçao das classes de "explorador e explorado" permanece como a única forma de relação econômica no imaginário popular, oque prejudica a noção de coletivismo nas instituições. Assim, conclui-se que esse pensamento deve ser combatido a fim solucionar o problema da interdependência no Brasil.

Além disso, cabe ressaltar como a liquidez moderna fomenta o óbice. Para isso, vale citar o conceito de "Modernidade Líquida" de Zygmint Bauman, que afirma que a individualidade ganhou força com a volatilidade da relações modernas. Nesse sentido, percebe-se que, na busca pelo sucesso, não há mais importância quanto à ética e a coletividade, mas sim uma competição econômica incessante, oque dificulta a obtenção da conquista coletiva. Logo, urge que se retome a rigidez das conexões sociais a fim de manter a moral acima da vantagem.

Portanto, conclui-se que o enraizamento histórico do oportunismo e a liquidez das relações contribuem para que a situação de obter vantagem sem detrimento à terceiros seja impossível. Assim, esse cenário deve ser revertido a fim de possibilitar a conquista de Edi Rock.

PODERIAM CORRIGIR A MINHA POR FAVOR?
0

O celular é um aparelho de muitas utilidades , el[…]

Redação enem 2023

Na novela mexicana "se nos deixam", a pe[…]

Na obra cinematográfica "o pagador de promess[…]

O que eu preciso resolver nessa redação

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.