Primeiramente, é válido ressaltar que a língua brasileira de sinais (LIBRAS) deve constituir componentes curricular obrigatório dentro da grade curricular brasileira. De acordo com a lei 10.436 de 2002, a Libras se configura como meio de comunicação e expressão oriundas de comunidades surdas brasileiras. Nesse sentido, é essencial que esta deve ser inserida nas escolas para que, deste modo, oos estudantes tenham acesso e consequentemente proporcionar comunicação e acessibilidade a todas as pessoas surdas.
Ademais, é fundamental apontar o respeito às diferenças como tema importantíssimo para a formação do cidadão. sob essa perspectiva o educador Paulo Freire afirma "a educação acontece quando se aprende com as diferenças". Além disso, o Brasil apresenta uma grande diversidade o que proporciona uma mistura de culturas dentro das escolas brasileiras, com isso, uma educação que respeita as diferenças é fundamental.
Conclui-se, portanto, a necessidade de superar esses obstáculos. Para isso, é necessário que as escolas devam proporcionar a disciplina de libras, assim como temas que valorizem as diferenças para que haja uma formação Educacional dos estudantes e consequentemente proporcionar uma sociedade mais justa, respeitosa e igualitária.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Notas:
Comentário:
Na competência 1, o aluno demonstra um bom domínio da norma-padrão da língua escrita, contudo, há pequenos desvios gramaticais, como a falta de uso de vírgula após "Todavia" e "Primeiramente", e a falta de um 's' em "oos estudantes".
Na competência 2, o aluno compreendeu bem a proposta de redação e aplicou conceitos relevantes para desenvolver o tema, trazendo leis e citações pertinentes.
Na competência 3, o aluno demonstrou habilidade em selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista, construindo uma argumentação sólida e coerente.
Na competência 4, o aluno demonstra conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação, porém, há uma pequena falha na concordância nominal em "uma formação Educacional dos estudantes", onde o correto seria "uma formação educacional dos estudantes".
Na competência 5, o aluno elaborou uma proposta de intervenção clara e eficaz para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. A inclusão da disciplina de Libras e a valorização das diferenças na escola são propostas que atendem ao tema e demonstram a preocupação com a inclusão e a diversidade.