Avatar do usuário
Por THECAT
Quantidade de postagens
#126003
Em sua obra "Ensaio Sobre a Cegueira", o escritor português José Saramago descreve uma cidade na qual, paulatinamente, as pessoas vão ficando cegas. Na trama, o autor usa dessa alegoria para criticar a falta de altruísmo e cooperação no mundo contemporâneo, em que os indivíduos cada vez menos se preocupam com o bem-estar coletivo. Ao transpor a ficção e analisar a atual conjuntura brasileira, percebe-se que os obstáculos presentes no enfretamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado por mulheres no Brasil representa um problema que não recebe a devida atenção no território nacional. Nesse contexto, deve-se analisar como a negligência estatal e a má remunereção do trabalho feito pela mulher impulsionam tal problemática, com o intuito de solucioná-la.

Diante desse cenário, nota-se a inoperância governamental como fator agravante da invisibilidade do trabalho de cuidado feito pela mulher. De acordo com o geógrafo Milton Santos, em seu texto "As Cidadanias Mutiladas", a cidadania atinge a plenitude de sua eficácia quando os direitos do corpo social, em sua totalidade, são homogeneamente desfrutados. Todavia, a passividade do estado distancia as mulheres com o trabalho direcionado ao cuidado dos seus direitos constitucialmente garantidos, à medida que sua invisibilidade ocorre. Dessa forma, enquanto a máquina pública negligenciar suas responsabilidades, o problema perdurará e os direitos dos cidadãos continuarão a ser mutilados de forma sistemática.

Ressalta-se, ademais, que a má remuneração do trabalho feito pela mulher potencializa esse cenário. Nesse viés, de acordo com o IBGE, em 2019 no Brasil, a mulher trabalhs 10,4 horas a mais em comparação ao homem. Diante de tal exposto, é notória a desigualdade do esforço de suas ações para a sociedade, visto que, sem elas, locais de trabalho e economias inteiras ficariam estagnadas. Em decorrência disso, mantém-se o quadro de ausência de ações no que tange à reversão desse contexto.

Diante do exposto, denota-se a urgência de propostas governamentais para alterar esse quadro. Portanto, cabe ao estado - em sua função de promotor do bem-estar coletivo - propor ações que auxiliem a forma de atução quanto ao cuidado de crianças, idosos, pessoas com doênças e deficiências feito pelas mulheres, mediante do cumprimento de medidas igualitárias quanto a valorização de qualquer forma de trabalho. Tal ação tem a finalidade de garantir uma melhor inclusão de mulheres na sociedade. Assim, à luz da perspectiva de Saramago, podemos mitigar a cegueira que permeia essa questão.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar redação
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Seja apoiador!
Comentários
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido
Avatar do usuário
Por Zenebra
Quantidade de postagens Amigos
#129688
- Repetiu mais de 3 vezes algumas palavras.
- Teve alguns devios gramaticais.
- Faltou a nacionalidade do geógrafo.
- Não teve proposta de intervenção coesa e OQCF (O que será feito?; Quem fará?; Como será feito?; Finalidade) completo para resolver os dois argumentos.

Sua redação foi muito boa, não tem tantos erros, somente coisas básicas que acabamos não percebendo.
:D
0

Fala, galera! Encontrei o https://www.brazino-777.[…]

A ciência e a tecnologia têm desempenhado um papel[…]

Legalização da Maconha

Legalização da maconha, Ordem ou Aceitação ? O […]

A série de televisão, da emissora Netflix, “Ginny […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.