Avatar do usuário
Por John1584
Quantidade de postagens
#139150
“Ser preto de alma branca, para você, é exemplo de dignidade.” Esse trecho de uma canção do sambista Jorge Aragão mostra como a cultura negra foi marginalizada, historicamente, em nosso país. Nesse sentido, lamentavelmente, a herança africana foi desvalorizada no Brasil. Desse modo, a fim de entender essa situação, é fundamental analisar como o apagamento da cultura negra e a dificuldade de reconhecimento da negritude atravessam essa problemática. Diante desse cenário, é importante ressaltar que o apagamento da cultura negra contribuiu para essa desvalorização. Sob essa perspectiva, segundo a socióloga brasileira Sueli Carneiro, por meio do epistemicídio — apagamento das culturas tradicionais, por intermédio da educação europeizada — os valores e conhecimentos africanos foram afastados do ambiente escolar e acadêmico. Dessa forma, isso contribuiu para a folclorização da cultura negra, fortalecendo, assim, o desconhecimento e o preconceito. Logo, a herança africana foi retirada do espaço central de discussão. Além disso, vale destacar que a dificuldade de reconhecimento da negritude dificulta a valorização da cultura africana. Nesse viés, consoante a pensadora brasileira Lélia González, amefricanidade é o conceito que determina que o povo negro brasileiro é diferente de outros povos de matrizes africanas ao redor do mundo, por isso, deve ser entendido por suas especificidades. Dessa maneira, devido à homogeneização da cultura africana, muitos indivíduos brasileiros não se veem como negros, dificultando, por conseguinte, o reconhecimento de tal cultura. Dessarte, é mister criar medidas urgentes de intervenção para solucionar esse problema. Fica claro, portanto, que, infelizmente, a cultura africana foi marginalizada em nosso país. Assim sendo, o Ministério da Educação (MEC) - pasta do Executivo Federal responsável pela educação no Brasil - pode integrar, ao quadro curricular obrigatório, disciplinas - tanto em escolas como em universidades - de ensino voltadas para a cultura africana. Essas disciplinas devem ser trabalhadas por meio da imersão na cultura africana brasileira, como visitas a museus, centros históricos, centros culturais relacionados ao universo negro no Brasil, para deixar de apagar essa cultura e fazer com que indivíduos se reconheçam como parte integrante desse legado. Desse modo, ser preto de alma preta também será dignidade.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
780
pontos
Pontuar
  1. C1 Norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

  3. C3 Seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

  4. C4 Construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de intervenção

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

NOTA AUTOMÁTICA (IA)
1000
pontos
Desbloquear

    O texto possui excelente domínio da norma-padrão e desenvolve o tema de forma clara e coerente. A proposta de intervenção é bem articulada, com todos os elementos necessários detalhados. Sugiro apenas variar mais os conectivos para enriquecer ainda mais a coesão textual.

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por diogodshk
Quantidade de postagens Amigos
#139648
Redação incrível! Sem sombra de dúvidas, a melhor redação que já avaliei nessa plataforma (e a única até agora que eu atribui avaliação 1000).
Única pontuação que posso fazer quanto à sua redação é que senti a falta da presença de parágrafos (com o devido espaço entre eles). No mais, redação perfeita, não observa-se erros gramaticais e ainda é inegável o domínio que o escritor possui acerca da pauta temática. Acredito que sua nota será 1000 na correção oficial, parabéns!😁
2
Avatar do usuário
Por fernandaluna
Quantidade de postagens
#139672
Ficou muito parecida com a minha, incrível!
0
Avatar do usuário
Por John1584
Quantidade de postagens
#139719
John1584 escreveu:“Ser preto de alma branca, para você, é exemplo de dignidade.” Esse trecho de uma canção do sambista Jorge Aragão mostra como a cultura negra foi marginalizada, historicamente, em nosso país. Nesse sentido, lamentavelmente, a herança africana foi desvalorizada no Brasil. Desse modo, a fim de entender essa situação, é fundamental analisar como o apagamento da cultura negra e a dificuldade de reconhecimento da negritude atravessam essa problemática. Diante desse cenário, é importante ressaltar que o apagamento da cultura negra contribuiu para essa desvalorização. Sob essa perspectiva, segundo a socióloga brasileira Sueli Carneiro, por meio do epistemicídio — apagamento das culturas tradicionais, por intermédio da educação europeizada — os valores e conhecimentos africanos foram afastados do ambiente escolar e acadêmico. Dessa forma, isso contribuiu para a folclorização da cultura negra, fortalecendo, assim, o desconhecimento e o preconceito. Logo, a herança africana foi retirada do espaço central de discussão. Além disso, vale destacar que a dificuldade de reconhecimento da negritude dificulta a valorização da cultura africana. Nesse viés, consoante a pensadora brasileira Lélia González, amefricanidade é o conceito que determina que o povo negro brasileiro é diferente de outros povos de matrizes africanas ao redor do mundo, por isso, deve ser entendido por suas especificidades. Dessa maneira, devido à homogeneização da cultura africana, muitos indivíduos brasileiros não se veem como negros, dificultando, por conseguinte, o reconhecimento de tal cultura. Dessarte, é mister criar medidas urgentes de intervenção para solucionar esse problema. Fica claro, portanto, que, infelizmente, a cultura africana foi marginalizada em nosso país. Assim sendo, o Ministério da Educação (MEC) - pasta do Executivo Federal responsável pela educação no Brasil - pode integrar, ao quadro curricular obrigatório, disciplinas - tanto em escolas como em universidades - de ensino voltadas para a cultura africana. Essas disciplinas devem ser trabalhadas por meio da imersão na cultura africana brasileira, como visitas a museus, centros históricos, centros culturais relacionados ao universo negro no Brasil, para deixar de apagar essa cultura e fazer com que indivíduos se reconheçam como parte integrante desse legado. Desse modo, ser preto de alma preta também será dignidade.
diogodshk escreveu:Redação incrível! Sem sombra de dúvidas, a melhor redação que já avaliei nessa plataforma (e a única até agora que eu atribui avaliação 1000).
Única pontuação que posso fazer quanto à sua redação é que senti a falta da presença de parágrafos (com o devido espaço entre eles). No mais, redação perfeita, não observa-se erros gramaticais e ainda é inegável o domínio que o escritor possui acerca da pauta temática. Acredito que sua nota será 1000 na correção oficial, parabéns!😁
Muito obrigado, meu amigo. Fico muito feliz com seu comentário. O problema com os parágrafos foi na hora de postar, não me atentei para separá-los.
1
Avatar do usuário
Por theone
Quantidade de postagens
#139908
incrível.
0
Enem

Desde os anos 2000, houve um crescimento vasto na […]

Em acordo com a Constituição Federal Brasileira pr[…]

A fome

Conforme estudos demográficos realizado pelo Insti[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.