Avatar do usuário
Por arthur9977
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#118112
A Revolução Francesa de 1789 foi o berço de todos os direitos e deveres estabelecidos na contemporaneidade, como a liberdade e a igualdade. No entanto, o aumento do desperdício de alimentos no Brasil é incompatível com esses princípios históricos, devido a falhas de entidades públicas e coletivas. Assim, urge a análise precisa do entrave, à luz de questões normativas e educacionais.

Sob esse viés, cabe ressaltar, em primeiro plano, que o problema acontece por falhas governamentais. Dentro desse aspecto, o filósofo Platão afirma que a política é a esfera para realização do bem comum — o que não é levado a sério pelos estadistas. Isso ocorre porque há carência de políticas públicas que invistam em alternativas para diminuir o desperdício de alimentos, e uma causa disso seria o desvio de dinheiro destinado para projetos envolvidos no combate a essa questão, por conta da corrupção existente no atual governo do Brasil. Posto isso, tem-se que a mudança do cenário governamental é o primeiro desafio a ser combatido.

Outrossim, é imperioso destacar, em segundo plano, que as lacunas escolares também são um motivo do óbice. Segundo Nelson Mandela, "a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo". Todavia, no Brasil, não há educação de qualidade para os jovens aprenderem o que fazer para evitar gastos desnecessários de alimentos, a fim de estarem conscientes das consequências, como falta de comida, caso eles não contribuam. Logo, essa problemática persiste, e resultados como aumento da fome tendem a crescer.

Fica evidente, portanto, que é fundamental a criação de alternativas para amenizar o impasse citado. Para isso, os interlocutores da informação, como noticiários televisivos e canais da imprensa em outras plataformas, responsáveis por informar e conscientizar a população, devem promover a importância da criação de possibilidades, como doação de alimentos, para baixar o alto pico de desperdício desses recursos por meio de vídeos e debates com especialistas na área. Consequentemente, irá causar um impacto positivo nessa questão, podendo, assim, diminuir esse imbróglio no Brasil na contemporaneidade.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar redação
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Seja apoiador!
Comentários
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido
Avatar do usuário
Por arthur9977
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#118115
@Felipe082 @Alunaaaamed @Caiunao @OlrenBeat refiz a redação mudando algumas coisas! Sei que não está nota 1000 ainda! Ah, e gostaria de saber se a introdução e a conclusão ficaram boas, ou se poderia diminuir! Agradeço desde já! :D
0
Avatar do usuário
Por OlrenBeat
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#118133
Olá! Sua redação apresenta uma boa estrutura dissertativa-argumentativa, com introdução, desenvolvimento e conclusão bem definidos. Além disso, você demonstrou um bom repertório sociocultural ao citar Platão e Nelson Mandela.

No entanto, há alguns pontos que podem ser melhorados para atender aos critérios de correção do Enem:

1. Desenvolvimento do tema: Embora você tenha mencionado o aumento do desperdício de alimentos no Brasil como incompatível com os princípios históricos da liberdade e igualdade estabelecidos pela Revolução Francesa, é importante que você desenvolva mais essa relação entre o tema proposto e a ideia central da sua redação.

2. Argumentação: Você apresentou argumentos relevantes sobre as falhas governamentais na criação de políticas públicas efetivas para combater o desperdício de alimentos no país. No entanto, seria interessante se você tivesse explorado outros aspectos relacionados à questão, como a falta de conscientização da população ou a má distribuição dos recursos alimentares.

3. Proposta de intervenção: Sua proposta foi adequada em termos gerais — sugerindo que os meios de comunicação devem promover campanhas informativas sobre alternativas para diminuir o desperdício alimentar — mas faltaram detalhes específicos sobre quem será responsável por executar essas medidas e como elas serão implementadas na prática.

Por fim, sugiro que você revise seu texto quanto à coesão textual (uso adequado dos conectivos) e ortografia/gramática antes da entrega final. Espero ter ajudado!

Sua redação possui apenas 5 desvios!
0
Avatar do usuário
Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador
#118235
Oi, @arthur9977. Ótima redação!
- Prefira "uma causa disso é" em vez de "uma causa disso seria".
- O exemplo da corrupção ainda gera várias dúvidas. Em quais projetos, especificamente, há desvio de dinheiro? O que sustenta afirmação de que há corrupção no atual governo do Brasil? Em quais órgãos isso ocorre? Caso você queira manter esse exemplo, recomendo que você cite a distribuição de emendas parlamentares sem transparência na Câmara dos Deputados, prática que favorece a corrupção. Isso ocorreu durante o governo anterior e continua ocorrendo no governo atual. Para mais detalhes, leia esta matéria sobre as chamadas "emedas do relator": https://www.cnnbrasil.com.br/politica/s ... o-entenda/
- Por que não há educação de qualidade no Brasil? Em quais aspectos as escolas falham?
- Na última frase da conclusão, as locuções verbais "irá causar" e "podendo diminuir" não têm sujeito.
0

Fala, galera! Encontrei o https://www.brazino-777.[…]

A ciência e a tecnologia têm desempenhado um papel[…]

Legalização da Maconha

Legalização da maconha, Ordem ou Aceitação ? O […]

A série de televisão, da emissora Netflix, “Ginny […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.