Nessa perspectiva, é notório que a opressão vivida por milhares de crianças no ambiente doméstico ainda persiste. Segundo o artigo 3° da Declaração Universal dos Direitos Humanos-todo o indivíduo tem direito à vida, à liberdade e a segurança pessoal. O que reforça a importância de garantir a proteção integral da infância. Diante disso, torna-se essencial aprimoramento das leis brasileiras, de modo a garantir um ambiente familiar seguro e livre de qualquer forma de violência.
Cabe ressaltar, os dentes profundos ocasionados por situações importunas, os quais trazem traumas e inseguranças que comprometem a formação de cidadãos emocionalmente saudáveis. Essa realidade pode ser observada simbolicamente através do desenho Bob esponja, em que o personagem principal mesmo em um ambiente de constante conflitos, demonstra impactos na convivência em contextos agressivos, assim, a agressão dentro de casa é vista como correção, ou brincadeira coberta pelo manto da normalidade. Ademais, é fundamental que o estado invista em campanhas educativas e programas de denúncia, a fim de reduzir a incidência dessa problemática.
Em suma, diante a necessidade de prevenir a violência doméstica infantil, é imprescindível adotar medidas para sanar a problemática. Cabe ao governo federal, aprimorar e implementar leis que garantam a segurança e o bem-estar das crianças. O estado, por sua vez, deve investir em campanhas educativas, programas de fiscalização e denúncia contra qualquer violência. As ONGs podem atuar como parceiras importantes, oferecendo apoio psicológico e espaços seguros de acolhimento. Dessa forma, será possível garantir às crianças uma vida digna e segura.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Principais erros: Norma-Padrão com pontuação/gramática inadequada e termos desconexos (ex.: “Bauman-não são…”, “Declaração Universal…-todo o indivíduo…”, “cabe ressaltar, os dentes profundos”). Recomendação: revisar pontuação, espaço após traços, concordância e clareza conceitual. Coesão: use conectivos consistentes e evite frases soltas (ex.: “Em suma, diante a necessidade…”). Proposta de intervenção: detalhar metas, prazos e indicadores (ex.: agentes: governo federal/ONGs; ações: campanhas; meios: leis, canais educativos; finalidade: reduzir violência em X% até 2027).
Para receber uma correção mais robusta e completa, com comentários detalhados, ative o Selo de Apoiador clicando em Desbloquear (acima), ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.