Nessa perspectiva, é importante destacar as falhas educacionais como fator que corrobora para esse entrave. Sob esse viés, nota-se que o ensino hodierno apresenta baixa qualidade, fazendo com que os cidadãos conheçam as letras e os números, mas não compreendam textos, não captam as ideias e assim, incapazes de explicar oque foi lido. Sob essa óptica, é lícito referenciar o pensamento do filósofo Immanuel Kant "O ser humano é aquilo que a educação faz dele" ou seja, a educação é o pilar principal da sociedade, sem ela não há progresso, o corpo social sem essa ferramenta não terão boas oportunidades no ramo do trabalho. Dessa forma, torna-se perceptível a urgência de melhorias no setor educacional, pois o analfabetismo funcional é visto com frequência em jovens e adolescentes.
Outrossim, é válido acentuar que a negligencia estatal está entre as causas dessa problemática. Tendo em vista, que o Estado não está dando a devida importância para essa questão, uma vez que as verbas direcionadas as escolas é minima, assim deixando o ensino em situação precária. Com isso, pode-se relacionar ao livro" Leviatã" de Thomas Hobbes, no qual defende a obrigação do Estado em proporcionar meios que auxiliem o avanço social, mas as autoridades vão contra as ideias de Hobbes, uma vez que não há investimento para resolução desse problema.
Portanto, faz-se necessário alternativas para minimizar o analfabetismo funcional. Destarte, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação(FNDE), deverá aumentar as verbas educacionais para que assim, as escolas tenham investimento em formação continuada e aquisição de ferramentas pedagógicas, visando uma alfabetização de qualidade desde a educação infantil. Ademais, as escolas deveram incentivar a leitura nos institutos educacionais do Fundamental ao Ensino Médio, para que com o hábito de leitura, eles não terem problemas envolvendo compreensão textual.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Sua redação está bem escrita e argumentada, demonstrando bom domínio da norma-padrão da língua portuguesa. No entanto, foram identificados alguns desvios gramaticais. Na frase "incapazes de explicar oque foi lido", o correto seria "o que" separado, pois se referem a duas palavras distintas. Na frase "as verbas direcionadas as escolas é minima", o correto seria "às escolas são mínimas", pois se trata de crase e concordância verbal.
Em relação à Competência 4, o texto apresenta boa coesão e coerência, porém, o uso excessivo de expressões de transição como "Nessa perspectiva", "Sob esse viés", "Sob essa óptica", pode tornar a leitura um pouco repetitiva. Tente variar mais as expressões de transição para evitar essa repetição.
Quanto à Competência 2, você compreendeu bem a proposta e desenvolveu o tema de maneira adequada. A Competência 3 também foi bem atendida, com a seleção, relação, organização e interpretação de informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Por fim, na Competência 5, sua proposta de intervenção está completa, com a identificação do agente, ação, meio e finalidade.
Para melhorar sua redação, recomendo atenção aos desvios gramaticais e à variação de expressões de transição. Continue praticando e buscando aprimoramento!