Avatar do usuário
Por Alinemach
Quantidade de postagens
#139102
O livro "O Cidadão de Papel", de Gilberto Dimenstein, trata da violação de diversos direitos do cidadão garantidos constitucionalmente. Analogamente, a crítica do autor pode ser verificada nos desafios para a valorização da herança africana no Brasil, uma vez que muitos ascendentes dessa herança são expostos diariamente à visão estereotipada e colonizada da história, com seus direitos vilipendiados. Nesse sentido, cabe analisar o silenciamento e a insuficiência de legislativa enquanto pilares da problemática.
Diante desse cenário, é notório que a falta de debate é um fator determinante para a persistência do problema. Segundo Djamila Ribeiro, deve-se tirar uma situação da invisibilidade para que soluções sejam propostas. Porém, há um silêncio instaurado na questão dos desafios para a valorização da herança africana no Brasil, visto que pouco se fala sobre o assunto nas escolas e nas mídias de massa, o que causa a invisibilização do analfabetismo histórico-cultural, agravando os índices de rejeição cultural afro-brasileira e de vítimas do apagamento cultural com consequências sérias como disforia social e perda de identidade histórica. Assim, é urgente tirar o tema do silêncio.
Ademais, é evidente que a falta de legislativa influi fortemente na consolidação da problemática. De acordo com Maquiavel, "Mesmo as leis bem ordenadas são impotentes diante dos costumes". De fato, tal impotência é nítida nos desafios para a valorização da herança africana no Brasil, que apesar de ser direito popular saber o que o antecede, persiste omisso em função da lacuna de fiscalização e de penas legais, permitindo que o problema social perdure e que os filhos da pátria apagada permaneçam expostos à uma realidade eurocentrista. Desse modo, a base legal deva ser fortalecida para que o impasse seja resolvido.
Portanto, faz-se necessária uma intervenção pontual. Para isso, é preciso que o Governo Federal, por meio de uma campanha nacional, promova a divulgação de vídeos informativos acerca dos desafios para a valorização da herança africana no Brasil e dos meios de combatê-los, com a finalidade de reverter o silenciamento presente no tema e diminuir o número de pessoas expostas à uma situação de assalto cultural. Tal ação deve ser transmitida em televisão aberta e nas redes sociais do governo. Em mesmo sentido, o Governo Federal deve também intervir sobre a insuficiência de legislativa, zelando pela aplicabilidade da lei.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
920
pontos
Desbloquear

    Erros em "insuficiência de legislativa" e "à uma realidade". Sugere-se corrigir para "insuficiência legislativa" e "a uma realidade". Melhorar a coesão no uso de conectivos entre parágrafos para maior fluidez.

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Sua nota final foi 400. 560+ 240= 800÷2= 400

A Constituição Federal de 1988, no Art. 5°, assegu[…]

A Constituição Federal assegura, a todos os cidadã[…]

Obrigado

JoaoPedro72 Felipe082 Oi pessoal, hoje sai[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.