Avatar do usuário
Por EduardaSo
Quantidade de postagens
#138591
Para Clément Rosset,a realidade é cruel.Essa crueldade é facilmente observada no analfabetismo,que muitos não tem acesso ao ambiente escolar.Nessa perspectiva,é nítido um complexo problema,que resulta da falta de informação e da omissão governamental.
Em primeiro lugar,figura o desconhecimento da população sobre o tema.Para Platão,"a parte que ignoramos é muito maior do que tudo quanto sabemos".De fato,há uma ignorância generalizada sobre o analfabetismo,uma vez que grande parte da população analfabeta não conhece os impactos que a alfabetização poderia gerar em sua vida,o que muitos decidem não continuar os estudos.Por consequência,prejuízos a sua própria vida,como a falta de oportunidades profissionais e a dificuldade de melhores condições financeiras.
Além disso,negligência do poder público é preocupante.A teoria das instituições zumbis,de Bauman,crítica a ineficácia das instituições na sociedade contemporânea.Tal fragilidade é nítida no papel do Estado frente a alfabetização,visto que o governo não realiza investimentos suficientes para promover a alfabetização em todo território nacional.Isso acarreta escassez de escolas especialmente no interior,onde para estudar é necessário percorrer longas distâncias,gerando muitos estudantes não conseguirem continuar sua formação por vezes antes mesmo de ser alfabetizados.
Portanto,uma intervenção é necessária.Para isso,o Estado deve criar uma agenda específica para o analfabetismo,por meio de uma lista de ações públicas a fim de reverter a ineficiência em que se encontra e agir sobre a falta de informação da população frente ao tema.O Estado deve investir em escolas no interior,investir na educação.Tal ação pode ainda,contar com consultas públicas para entender as necessidades da população.Dessa forma,será possível vislumbrar uma realidade menos cruel.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
720
pontos
Desbloquear

    O texto apresenta algumas falhas gramaticais, como a falta de espaço após a vírgula e pontuação inadequada. Sugiro reescrever frases para melhorar a clareza, por exemplo, "que muitos não têm acesso" deve ser corrigido para "a qual muitos não têm acesso". A argumentação poderia ser mais organizada; considere separar os problemas do analfabetismo em parágrafos distintos. Para fortalecer a proposta de intervenção, detalhe melhor o agente e as ações específicas que o Estado deve tomar. Por exemplo, ao invés de "investir na educação", especifique "destinar verbas para construção de escolas em áreas rurais".

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Na música "Construção", o autor Chico Bu[…]

De acordo com dados de pesquisas realizadas em tor[…]

"Declaração universal dos direitos humanos: t[…]

Segundo Mahatama Gandhi, ativista indiano, "O[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.