Avatar do usuário
Por Katsmoking
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#122937
TEMA: Aporofobia (aversão aos pobres)
MODELO: CONCURSO

!!! Leia os comentários antes de dar nota ou comentar algo!!!

Título: A Face Invisível da Discriminação Social

O verbete aporofobia, presente no dicionário da língua espanhola, classifica o rechaço a imigrantes ou refugiados quando essa aversão advém da situação de pobreza. Consoante a isso, no cenário brasileiro hodierno, o sentimento aporofóbico é responsável por exaltar a discriminação social, visto que limita as oportunidades dos grupos necessitados e os trata sem empatia. Dessa forma, afim de compreender as ramificações da desigualdade social, é de essencial importância analisar as principais complicações da aporofobia.

Em primeira análise, é fundamental acentuar o papel da empatia na superação da aporofobia. Nesse sentido, o filme sul-coreano "Parasita", retrata, em uma sociedade distópica, as tensões vivenciadas entre ricos e pobres, ressaltando a supressão das necessidades sob a ótica elitista classista e tratando com ignorância qualquer desejo das classes mais baixas. Desse modo, fora da ficção, observa-se a semelhança da sociedade brasileira com a do filme, uma vez que a aversão advinda da situação de pobreza presente enfatiza a falta de compreensão dos ricos em entender as dificuldades enfrentadas pelos pobres. Em suma, torna-se evidente que o cidadão capaz de se colocar no lugar do outro evita a aporofobia.

Em segunda análise, é imprescindível salientar como o preconceito econômico atua como uma barreira para o desenvolvimento profissional. A respeito disso, John Rawls, professor de filosofia política em Harvard, reitera que o declínio sócio-econômico da população começa com a falta dos meios necessários para o cidadão ascender profissionalmente. Sob esse viés, a afirmação do professor revela-se condizente, já que o modo pelo qual o cidadão desfavorecido economicamente pode melhorar sua condição de vida é manipulado pelos pensamentos aporofóbicos do empregado, impedindo que as pessoas talentosas alcancem o seu potencial. Logo, o preconceito econômico representa um perigoso sinal para o declínio sócio-econômico.

Por fim, é indispensável discutir-se sobre as complicações da aporofobia. Para tanto, evidenciam-se o papel da empatia e as consequências financeiras geradas para a completa compreensão das ramificações da discriminação social.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Avatar do usuário
Por Katsmoking
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#122938
Obrigado por clicar na minha postagem!! Caso queira dar uma nota ou corrigir, observe que é uma redação modelo CONCURSO!!!
(diferente do modelo ENEM!!!)

Logo, de maneira breve, a conclusão não precisa apresentar proposta de intervenção, as teses não precisam apresentar unicamente causas para o tema e a linguagem pode ser um pouco mais argumentativa ao invés de dissertativa!!

Tudo que peço é por uma nota justa para o modelo desejado!!
0

A Constituição Federal de 1988, assegura, em seu a[…]

Uma perspectiva que muitos olham e poucos acolhem […]

Redação ENEM 2024

Na obra literária, “O Cortiço”, de Aluísio Azevedo[…]

Na obra utopia do escritor inglês Thomas More é re[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.