Avatar do usuário
Por lyathayna13
Quantidade de postagens
#124561
No filme estadunidense "A Procura da Felicidade", o personagem principal interpretado por Will Smith, se torna pai solo após o fim de seu casamento e ser despejado de sua casa, sujeitando-se a situação de rua e precisando sobreviver após uma crise financeira e familiar. Para isso, o personagem dorme em banheiros, bancos e outros lugares públicos com seu filho durante a noite, e durante o dia se esforça para conseguir um emprego. Assim como a situação de Will, está a de muitos cidadãos brasileiros, onde se encontram em situações vulneráveis, ocasionadas pela desigualdade social e sendo silenciadas e ignoradas pelas mídias e por parte da população verde-amarela.
A Constituição de 1988, dispõe que todos os cidadãos são iguais perante a lei e que todos tem direito ao conforto e bem estar. Associando ao cenário o qual foi supracitado anteriormente, ao ocorrer a implantação da arquitetura hostil nas ruas brasileiras, fere de modo rude, os direitos os quais são concedidos aos cidadãos brasileiros, prioritariamente aqueles que se encontram em situação de rua, pois tais estruturas interferem no mecanismo de sobrevivência dos mesmos. Mediante a situação, este grupo, possui uma enorme dificuldade para conseguir emprego, e consequentemente, uma moradia e uma estabilidade social, sendo submetidos a sobreviver nas ruas e viver em situações insalubres. Essa dificuldade se torna evidente pelo preconceito gerado pela sociedade, exemplificando a frase " Todos são iguais, mas alguns são mais iguais que os outros ", de George Orwell. Esta citação evidencia o porquê muitos moradores de rua não conseguem sair da situação sujeita aos mesmos. Portanto, para que a citação de George seja refutada, é preciso que o fator causador da desigualdade social citado, seja resolvido.
Além disso, os casos muitas vezes são deixados ao esquecimento, se tornando normalizado pelos cidadãos brasileiros e pelos órgãos públicos. Esse fato, se correlaciona muito com a " Banalidade do Mal", criada pela filósofa alemã Hannah Arendt, onde o mal já está implantado na sociedade, mas a o população trata como algo banal. Em consonância, o silenciamento midiático também colabora para a desinformação e descaso da nação, porém essa situação não deixa de existir só porque não é comentada, fazendo jus, assim, a frase "Os fatos não deixam de existir só porque são ignorados", de Aldous Huxley. Essa problemática, precisa ser sanada,a fim de promover o bem estar do grupo que está sendo citado.
Portanto, a situação desumana ocasionados pela implantação da arquitetura hostil no Brasil se deve a desinformação midiática e o descaso da população e do governo. Diante disso, cabe as esferas governamentais, evitar a construção de estruturas as quais tragam malefícios aos vulneráveis, a fim de promover o bem estar e preservar o limitado espaço público que resta para este grupo. Podendo também, colocar em prática leis já existentes como a lei nº 14.489 de 2022, também conhecida como " Lei Padre Júlio Lancelloti" - lei essa que proíbe a arquitetura hostil - a fim de que sua eficácia seja atingida por completo na nação, trazendo uma melhora na qualidade de vida dos moradores de rua e a humanização da sociedade brasileira.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar redação
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Seja apoiador!
Comentários
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido

No contexto atual do Brasil, muito se fala sobre c[…]

Desde a época da colonização e exploração das terr[…]

Intolerância religiosa

O artigo de número 5 da constituição garante a lib[…]

Dengue

A dengue vem aumentando casos gradualmente após ch[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.