Avatar do usuário
Por andressavi08
Quantidade de postagens
#123482
Na obra “utopia”, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o q se observa na sociedade contemporânea é o oposto ao que o autor prega, uma vez que a arquitetura hostil apresenta barreias, as quais dificultam a concretização dos planos de More. Esse cenário antagônico é fruto tanto da ausência de atuação estatal quanto da desumanidade e preconceito contra as pessoas que vivem em situação de rua. Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos a fim de pleno funcionamento da sociedade.
Precipuamente, é fulcral pontuar que a arquitetura limitadora deriva da ausência de atuação dos setores governamentais, no que concerne a criação de mecanismo que coíbam tais recorrências. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Devido a falta de atuação estatal, o Brasil ainda se encontra com vários ambientes públicos que não transmitem acolhimento, aconchego e inclusão, isso se deve em parte pelo fato de não haver politicas públicas que informem sobre o quanto essa arquitetura limitadora é prejudicial na vida das pessoas sem teto. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.
Ademais, é imperativo ressaltar a desumanidade e o preconceito contra as pessoas que vivem em situação de rua como promotora do problema. De acordo com Débora Raquel, mais de 27% desses elementos de arquitetura hostil é o pino, que é instalado em praças, parques com a intenção de prejudicar e afastar pessoas “indesejáveis “. Partindo desse pressuposto, apesar de o plenário já ter aprovado a lei que proíbe o emprego dessas técnicas, a problemática ainda persiste na sociedade, o que remete ao pensamento de falta de respeito e honestidade aos excluídos pela sociedade. Tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que a falta de humildade e sentimento de rejeição contribui para a perpetuação desse quadro deletério.
Assim, medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço da problemática na sociedade brasileira. Dessarte, com o intuito de mitigar a arquitetura hostil, necessita-se, urgentemente, que o Tribunal de Contas da União direcione capital que, por intermédio do Ministério da Educação, será revertido em ações sociais nas ruas, escolas e faculdades, através de palestras com profissionais no meio estatal. Desse modo, atenuar-se-á, em médio e longo prazo, o impacto nocivo dessa arquitetura limitadora, e a coletividade alcançará a Utopia de More.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Desbloquear
Comentários
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido

De acordo com a Constituição Federal de 1988 (CF/8[…]

De acordo com a Constituição Federal (CF/88), no A[…]

O fim da violência

A violência doméstica contra crianças e adolescent[…]

A obra "Utopia", escrita pelo britânico […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.